Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Reis, Renato Hilário dos (org.) | - |
dc.contributor.author | Vieira, Maria Clarisse (org.) | - |
dc.contributor.author | Rios, Guilherme Veiga (org.) | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-11T11:18:30Z | - |
dc.date.available | 2024-01-11T11:18:30Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | REIS, Renato Hilário dos; VIEIRA, Maria Clarisse; RIOS, Guilherme Veiga (org.). As significações do texto coletivo no processo alfabetizador de jovens e adultos do Cedep/Paranoá e Itapoã – UnB. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2020. 147 p. DOI: https://doi.org/10.26512/9786558460220. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/76. Acesso em: 11 jan. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-5846-022-0 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47206 | - |
dc.description.abstract | Este livro visa contribuir para uma práxis de alfabetização de jovens e adultos desde uma perspectiva histórico-cultural marxista, adotada pelo Grupo de ensino, pesquisa e extensão em educação popular e estudos filosóficos histórico culturais (Genpex), desde seu projeto original em fins da década de 1980, no Paranoá e Itapoã. Seu foco é sobre a formação, que se prefere nomear constituição, de alfabetizadoras/es e formadoras/es de alfabetizadoras/es, na atividade pedagógica de elaboração de texto coletivo em sala de aula, como parte de um processo alfabetizador mais amplo, que se dá nas etapas de planejamento coletivo, execução do planejamento e avaliação do trabalho executado. O objetivo deste trabalho é iluminar o processo de elaboração de texto coletivo com base nas significações que alfabetizandas, alfabetizadoras, estudantes e professoras/es universitários/as constroem sobre a atividade ao nela se engajar durante um determinado tempo. Para isso, foram realizadas entrevistas com essas/es atoras/es e procedidas análises coletivas em várias rodadas de leitura e interlocução sobre os textos transcritos. Como principais achados tem-se que o texto coletivo se constitui nas relações sociais de contradição (avanços e recuos, acordos e desacordos) nos vários ambientes educativos numa perspectiva dialógica-dialética-transformadora. Sua elaboração é, ao mesmo tempo, produto e procedimento metodológico. Possibilita o dessilenciamento das alfabetizandas, alfabetizadoras, dirigentes do movimento popular, professoras, estudantes e demais atoras/es. Assim, a ampliação da compreensão sobre o texto coletivo revela as várias fases do seu movimento de constituição e de seus desdobramentos no processo alfabetizador. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Editora Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | As significações do texto coletivo no processo alfabetizador de jovens e adultos do Cedep/Paranoá e Itapoã – UnB | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Idosos - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trabalhadores - educação | pt_BR |
dc.rights.license | (CC BY NC SA) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.26512/9786558460220 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-5046-2057 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-5924-0488 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-7944-8243 | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros e afins
|