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LIVRO_SignificacoesTextoColetivo.pdf141,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : As significações do texto coletivo no processo alfabetizador de jovens e adultos do Cedep/Paranoá e Itapoã – UnB
Autor : Reis, Renato Hilário dos (org.)
Vieira, Maria Clarisse (org.)
Rios, Guilherme Veiga (org.)
metadata.dc.identifier.orcid: https://orcid.org/0000-0002-5046-2057
https://orcid.org/0000-0001-5924-0488
https://orcid.org/0000-0001-7944-8243
metadata.dc.contributor.affiliation: Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Assunto:: Educação de jovens e adultos
Idosos - educação
Trabalhadores - educação
Fecha de publicación : 2020
Editorial : Editora Universidade de Brasília
Citación : REIS, Renato Hilário dos; VIEIRA, Maria Clarisse; RIOS, Guilherme Veiga (org.). As significações do texto coletivo no processo alfabetizador de jovens e adultos do Cedep/Paranoá e Itapoã – UnB. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2020. 147 p. DOI: https://doi.org/10.26512/9786558460220. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/76. Acesso em: 11 jan. 2024.
Resumen : Este livro visa contribuir para uma práxis de alfabetização de jovens e adultos desde uma perspectiva histórico-cultural marxista, adotada pelo Grupo de ensino, pesquisa e extensão em educação popular e estudos filosóficos histórico culturais (Genpex), desde seu projeto original em fins da década de 1980, no Paranoá e Itapoã. Seu foco é sobre a formação, que se prefere nomear constituição, de alfabetizadoras/es e formadoras/es de alfabetizadoras/es, na atividade pedagógica de elaboração de texto coletivo em sala de aula, como parte de um processo alfabetizador mais amplo, que se dá nas etapas de planejamento coletivo, execução do planejamento e avaliação do trabalho executado. O objetivo deste trabalho é iluminar o processo de elaboração de texto coletivo com base nas significações que alfabetizandas, alfabetizadoras, estudantes e professoras/es universitários/as constroem sobre a atividade ao nela se engajar durante um determinado tempo. Para isso, foram realizadas entrevistas com essas/es atoras/es e procedidas análises coletivas em várias rodadas de leitura e interlocução sobre os textos transcritos. Como principais achados tem-se que o texto coletivo se constitui nas relações sociais de contradição (avanços e recuos, acordos e desacordos) nos vários ambientes educativos numa perspectiva dialógica-dialética-transformadora. Sua elaboração é, ao mesmo tempo, produto e procedimento metodológico. Possibilita o dessilenciamento das alfabetizandas, alfabetizadoras, dirigentes do movimento popular, professoras, estudantes e demais atoras/es. Assim, a ampliação da compreensão sobre o texto coletivo revela as várias fases do seu movimento de constituição e de seus desdobramentos no processo alfabetizador.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença:: (CC BY NC SA) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
DOI: https://doi.org/10.26512/9786558460220
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