Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Almeida, Débora Cristina Rezende de | pt_BR |
dc.contributor.author | Moura, Tatiana Whately de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-15T18:59:28Z | - |
dc.date.available | 2024-01-15T18:59:28Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-15 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-20 | - |
dc.identifier.citation | MOURA, Tatiana Whately de. Ativismo e mudança institucionais nos Conselhos da Comunidade: em busca da participação social no sistema prisional. 2023. 274 f., il. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47256 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os Conselhos da Comunidade são instituídos no âmbito do Judiciário para fiscalizar unidades
prisionais e diligenciar a obtenção de recursos materiais e humanos para assistência da
população privada de liberdade. A Lei de Execução Penal, que instituiu esses conselhos em
1984, deixou lacunas sobre as formas de atuação desses conselhos frente a irregularidades
identificadas nas visitas aos estabelecimentos penais. Esta lacuna possibilitou que os conselhos
se constituíssem de formas variadas e diversos materiais orientadores publicados ao longo dos
anos ampliaram as possibilidades de atuação, incluindo uma gramática participacionista. O
objetivo da pesquisa é analisar a mudança institucional dos Conselhos da Comunidade para
uma instância de participação social. A hipótese principal é que ativistas institucionais atuaram
para uma reconfiguração dos Conselhos da Comunidade, mobilizados pelo ideário
participacionista que emergiu após a Constituição de 1988. O trabalho baseou-se em pesquisa
bibliográfica, extensa pesquisa documental e entrevistas qualitativas semiestruturadas com
pessoas que participaram do processo de mudança institucional entre 2000 e 2023 e com
conselheiros e conselheiras da comunidade. Trata-se de um estudo de caso tanto do processo
de mudança institucional, como dos resultados desta mudança, a partir da análise de seis
Conselhos da Comunidade que, a partir de diferentes práticas, demonstram os avanços das
interfaces socioestatais e os constrangimentos institucionais não superados com a mudança
institucional pretendida. A tese analisa o ciclo completo da mudança, ou seja, como mudou e o
que mudou, incluindo seus resultados. Para responder à pergunta sobre como mudou, proponho
um mapa conceitual, a partir de conceitos pragmatistas, com foco na ação situada em contexto
de ativismo institucional, em que atores estatais mobilizam recursos institucionais e agem
estrategicamente em defesa de uma causa construída coletivamente. Para compreender o que
mudou, são analisadas as mudanças tanto da perspectiva institucional, considerando as novas
regras estabelecidas, quanto de seus resultados na prática. A tese argumenta que os Conselhos
da Comunidade passaram por um processo de mudança institucional em que ativistas
institucionais buscavam transformá-los em espaços participativos, mas que resultou em uma
configuração peculiar que ampliou, de um lado, as lógicas de troca socioestatais e, de outro
lado, as funções executivas desses conselhos, relacionadas a uma atuação de substituição do
Estado no provimento de bens e serviços. Os resultados mostram ainda uma relação Estadosociedade estabelecida de forma inovadora entre Judiciário, Executivo e sociedade civil. Por
mais de uma década, sociedade civil, Executivo e Judiciário participaram do processo de
mudança institucional conjuntamente, mobilizando principalmente recursos institucionais do
Executivo, mas, a partir de 2019, o protagonismo na política penal se deslocou do Executivo
para o Judiciário e o Conselho Nacional de Justiça passou a liderar esse processo. Esta
triangulação também é verificada na conjuntura local dos Conselhos da Comunidade, em que
tanto o Executivo como o Judiciário podem exercer papeis de constrangimento às ações dos
Conselhos da Comunidade ou potencializar suas atividades, a depender da compreensão que
estes atores possuem em relação ao papel do conselho e de como o próprio conselho consegue
alterar essa compreensão. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ativismo e mudança institucionais nos Conselhos da Comunidade : em busca da participação social no sistema prisional | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ativismo institucional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistema penitenciário - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Participação social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mudança institucional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Instituições participativas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Conselhos da Comunidade | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Community Councils are established within the Judiciary to oversee prison units and endeavor
to obtain material and human resources for the assistance of the incarcerated population. The
penal execution law, which established these councils in 1984, left gaps regarding the ways
these councils could operate when facing irregularities during visits to prison establishments.
This gap allowed the councils to be constituted in various ways, and several guiding materials
published over the years expanded the possibilities of action, including a participatory
grammar. The objective of the research is to analyze the institutional change of the Community
Councils towards a social participation institution. The main hypothesis is that institutional
activists worked for a reconfiguration of the Community Councils, mobilized by the
participatory ideals that emerged after the 1988 Constitution. The work was based on
bibliographic research, extensive documentary research, and semi-structured qualitative
interviews with people who participated in the institutional change process between 2000 and
2023 and with community council members. This is a case study of both the institutional change
process and the results of this change, based on the analysis of six Community Councils, which,
through different practices, demonstrate the advances of socio-state interfaces and the
institutional constraints not overcome with the intended institutional change. The thesis
analyzes the complete cycle of change, that is, how it changed and what has changed, including
its results. To answer the question of how it changed, I present a conceptual map based on
pragmatist concepts, focusing on situated action in the context of institutional activism, in
which state actors mobilize institutional resources and act strategically in defense of a
collectively constructed cause. To understand what has changed, changes are analyzed from
both the institutional perspective, considering the new rules established, and their results in
practice. The thesis argues that the Community Councils underwent an institutional change
process in which institutional activists sought to transform them into participatory forums, but
which resulted in a peculiar configuration that expanded, on the one hand, socio-state exchange
logics and, on the other hand, the executive functions of these councils, related to a state
substitution practice in the provision of goods and services. The results also show an innovative
state-society relationship established between the Judiciary, the Executive, and civil society.
For more than a decade, civil society, the Executive, and the Judiciary participated in the
institutional change process together, mobilizing mainly institutional resources from the
Executive, but from 2019 onwards, the leadership in criminal policy shifted from the Executive
to the Judiciary, and the National Council of Justice began to lead this process. This
triangulation is also observed in the local context of the Community Councils, where both the
Executive and the Judiciary can play constraining roles in the actions of the Community
Councils or enhance their activities, depending on the understanding these actors have
regarding the role of the council and how the council itself can change this understanding. | en |
dc.description.unidade | Instituto de Ciência Política (IPOL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciência Política | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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