Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/4726
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2009_LucianaCruzMachadoSilva.pdf4,22 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: A radioatividade como tema em uma perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade com foco em História e Filosofia da Ciência
Auteur(s): Silva, Luciana da Cruz Machado da
Orientador(es):: Baptista, Joice de Aguiar
Assunto:: Ensino médio
Ciências - estudo e ensino
Radioatividade
Date de publication: 19-mai-2010
Référence bibliographique: SILVA, Luciana da Cruz Machado da. A radioatividade como tema em uma perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade com foco em História e Filosofia da Ciência. 2009. 233 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Résumé: Este trabalho, desenvolvido no contexto da escola pública, buscou investigar e propor estratégias para melhorar a compreensão dos alunos de Ensino Médio sobre conceitos científicos de Radioatividade. Uma dessas estratégias consistiu em pôr em prática propostas de ensino que integrassem os conhecimentos científicos, suas aplicações tecnológicas e suas implicações sociais em um contexto interdisciplinar; bem como, valorizassem o papel do aluno como sujeito ativo no processo de aprendizagem. Questionários e produções dos alunos, além de entrevistas com professores participantes, foram utilizados para avaliar os resultados. Com base nesses materiais foi observada uma maior relevância atribuída, pelos alunos, aos conceitos científicos trabalhados e uma melhor compreensão dos mesmos. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work, carried out in the context of public schools, aimed at investigating and proposing strategies to improve high school understanding on scientific concepts of Radioactivity. One of those strategies consisted of practicing teaching strategies that integrate scientific knowledge, its technological applications and social implications in an interdisciplinary context as well as, the student‟s role in the learning process. Questionnaires, students' works and interviews with participant teachers were used to evaluate the results. The analysis of those materials revealed a better understanding of Radioactivity concepts.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Biologia, 2009.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/4726/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.