Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/47367
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
ThalitaSallyTravassosDeSantana_DISSERT.pdf1,36 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Crenças, emoções e ações de professores de espanhol em formação inicial após o ensino remoto emergencial
Auteur(s): Santana, Thalita Sally Travassos de
Orientador(es):: Mukai, Yuki
Assunto:: Professores - formação
Língua espanhola
Professores - percepção
Date de publication: 18-jan-2024
Référence bibliographique: SANTANA, Thalita Sally Travassos de. Crenças, emoções e ações de professores de espanhol em formação inicial após o ensino remoto emergencial. 2023. 211 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Résumé: Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar as crenças, emoções e ações de professores em formação inicial de um curso de licenciatura em Letras-Espanhol em relação à própria aprendizagem de língua espanhola após passarem pelo contexto de ensino remoto emergencial. Com a intenção de alcançar o que propõe o objetivo geral, este trabalho tem três objetivos específicos: 1) investigar as crenças e as ações dos professores em formação inicial em relação à própria aprendizagem de língua espanhola; 2) identificar as emoções dos professores em formação inicial sobre sua aprendizagem de língua espanhola; 3) verificar a relação entre as crenças, emoções e ações dos professores em formação inicial participantes da pesquisa em relação à própria aprendizagem da língua espanhola. Este trabalho se fundamenta em Barcelos (2001, 2004, 2006a, 2006b, 2007, 2013), Conceição (2004), Horwitz (1985, 1987), Kalaja (1995), Kalaja et al. (2016), Mukai (2014), Oxford (1990), Pajares (1992), Ramos (2011), Vieira-Abrahão (2004), Wenden (1987, 1998, 1999), Woods (2003), entre outros, em seu aporte teórico sobre crenças e ações; e sobre fatores afetivos, emoções e sentimentos se embasa em Aragão (2005, 2011), Arnold (1998, 2011), Arnold e Brown (1999), Barcelos (2015), Damásio (2012, 2015), Dörnyei (1994), Mastrella-de-Andrade (2011, 2011a), Maturana (2009, 2014), Ramos (2020), Stevick (1999), entre outros. A pesquisa está inserida no paradigma qualitativo-interpretativo e utiliza como método o estudo de caso, empregando a abordagem contextual dos estudos de crenças. Este estudo foi realizado com quatro professoras de espanhol em formação inicial do curso de Letras-Espanhol do Instituto Federal de Brasília. Os instrumentos para coleta de dados foram o questionário misto, o autorrelato e a entrevista semiestruturada. Os resultados desta pesquisa mostraram, de maneira geral, que as participantes da pesquisa acreditam que houve pouca ou quase nenhuma aprendizagem de língua espanhola no período de ensino remoto emergencial e que isso se deve ao cansaço e à alta demanda de atividades e trabalhos durante o período. Desse modo, elas acreditam que usavam o tempo apenas para cumprir os prazos de entrega das atividades e não para aprender a língua. Também apontaram insatisfação com as metodologias de ensino utilizadas nas aulas, o que gerou nelas desmotivação. Foi possível verificar que crenças e emoções se relacionavam, não sendo possível identificar qual surgiu primeiro, e influenciavam as ações empregadas pelas participantes, durante o ensino remoto emergencial e o posterior retorno ao ensino presencial, para a aprendizagem da língua espanhola.
Abstract: The general objective of the present work is to investigate the beliefs, emotions, and actions of teachers in initial teacher training during an undergraduate degree course in Spanish in relation to their own Spanish language learning after passing through a situation of emergency remote teaching. To achieve the general objective, this work has three specific objectives: 1) investigate the beliefs and actions of teachers in initial training in relation to their own Spanish language learning; 2) identify the emotions of teachers undergoing initial training concerning their Spanish language learning; 3) verify the relationship between the beliefs, emotions, and actions of teachers in initial training participating in the research in relation to their own Spanish language learning. This work is based on Barcelos (2001, 2004, 2006a, 2006b, 2007, 2013), Conceição (2004), Horwitz (1985, 1987), Kalaja (1995), Kalaja et al. (2016), Mukai (2014), Oxford (1990), Pajares (1992), Ramos (2011), Vieira-Abrahão (2004), Wenden (1987, 1998, 1999), Woods (2003), among others, in their theoretical contribution to research in beliefs and actions; and on affective factors, emotions, and feelings, it is based on Aragão (2005, 2011), Arnold (1998, 2011), Arnold and Brown (1999), Barcelos (2015), Damásio (2012, 2015), Dörnyei (1994), Mastrella-de-Andrade (2011, 2011a), Maturana (2009, 2014), Ramos (2020), Stevick (1999), among others. The study is based on the qualitative-interpretative paradigm and its method is the case study, using the contextual approach to belief studies. This study was carried out with four Spanish teachers undergoing initial teacher training during a degree in Letters (Spanish) course at the Federal Institute of Brasília. The instruments for data collection were the mixed questionnaire, self-report and semi-structured interview. The results of this research showed, in general, that the survey participants believe that there was little to no Spanish language learning during the period of emergency remote teaching and that this is due to fatigue and the high demand for activities and work during the period. Thus, they believe that they used the time only to meet the deadlines for the delivery of activities and not to learn the language. They also pointed out dissatisfaction with the teaching methodologies used in the classes, which demotivated them. It was possible to observe that beliefs and emotions were linked, but it was impossible to tell which came first; and they influenced the actions taken by the participants throughout the emergency remote instruction and the later return to face-to-face Spanish education.
Resumen: Esta investigación tiene como objetivo general investigar las creencias, emociones y acciones de profesores en formaición inicial de una carrera de Licenciatura de Letras Español en relación con su propio aprendizaje de la lengua española luego de atravesar el contexto de la enseñanza remota de emergencia. Con la intención de lograr lo que propone el objetivo general, este trabajo tiene tres objetivos específicos: 1) investigar las creencias y las acciones de los profesores en formación inicial en relación con su propio aprendizaje de la lengua española; 2) identificar las emociones de los profesores en formación inicial sobre su aprendizaje de lengua española; 3) verificar la relación entre las creencias, emociones y acciones de los profesores en formación inicial que participaron de la investigación en relación con su propio aprendizaje de la lengua española. Este trabajo se basa en Barcelos (2001, 2004, 2006a, 2006b, 2007, 2013), Conceição (2004), Horwitz (1985, 1987), Kalaja (1995), Kalaja et al. (2016), Mukai (2014), Oxford (1990), Pajares (1992), Ramos (2011), Vieira-Abrahão (2004), Wenden (1987, 1998, 1999), Woods (2003), entre otros, en su aporte teórico sobre creencias y acciones; y en factores afectivos, emociones y sentimientos se basa en Aragão (2005, 2011), Arnold (1998, 2011), Arnold y Brown (1999), Barcelos (2015), Damásio (2012, 2015), Dörnyei (1994), Mastrella-de-Andrade (2011, 2011a), Maturana (2009, 2014), Ramos (2020), Stevick (1999), entre otros. La investigación se inserta en el paradigma cualitativo-interpretativo y utiliza como método el estudio de caso, empleando el enfoque contextual de los estudios de creencias. Este estudio fue realizado con cuatro profesoras en formación inicial de Letras Español del Instituto Federal de Brasília. Los instrumentos para la recolección de datos fueron el cuestionario mixto, el autoinforme y la entrevista semiestructurada. Los resultados de esta investigacíon mostraron, en general, que las participantes de la investigación creen que hubo poco o casi ningún aprendizaje de la lengua española en el período de enseñanza remota de emergencia y que esto se debe a la fatiga y a la alta demanda de actividades y trabajo durante el período. Por lo tanto, creen que utilizaron el tiempo solamente para cumplir con los plazos de entrega de actividades y no para aprender el idioma. También señalaron insatisfacción con las metodologías de enseñanza utilizadas en las clases, lo que generó desmotivación. Fue posible verificar que las creencias y las emociones estaban relacionadas, aunque no fue posible identificar cuál apareció primero, e influían en las acciones realizadas por las participantes durante la enseñanza remota de emergencia y el posterior retorno a la enseñanza presencial, para el aprendizaje de la lengua española.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2023.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/47367/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.