Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Cañas Chávez, Fidel Armando | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Gilha Crispim Cardoso dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-18T20:47:19Z | - |
dc.date.available | 2024-01-18T20:47:19Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-18 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-26 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Gilha Crispim Cardoso dos. Revisitando a competência reflexiva: um estudo de caso longitudinal de uma docente de língua espanhola. 2023. 97 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47373 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo analisar, compreender e problematizar a presença da
competência reflexiva (CR) durante a formação inicial e em serviço do professor de espanhol
como língua estrangeira. O conceito de CR é entendido à luz dos autores: ALMEIDA FILHO
(1993-2009) BASSO (2001), CORACINI (2001) LIBÂNEO (2005) ORTIZ e SANTANA
(2015), SANTOS (2018) e CASSOLI (2020); autores que estabelecem quais são as
competências esperadas de um professor de línguas, sendo este conceito a base desta pesquisa.
A competência reflexiva é definida por Ortiz (2015) como “reflexão minuciosa sobre a ação,
confrontando conhecimentos, tendências e reconstruindo a nossa prática, remanejando e
reestruturando saberes”. Coracini (2001) entende esta competência como “a atividade de
retrospecção com o objetivo de examinar as razões e as crenças que subjazem às ações
pedagógicas e gerar ações alternativas para o futuro”. Metodologicamente, esta pesquisa está
amparada na perspectiva qualitativa, fez-se um estudo de caso, e coletou-se informações, com
diferentes instrumentos, de 1 (uma) participante que colaborou na primeira parte deste estudo
em 2018. Assim, foram colhidos depoimentos em entrevista, questionários, carta e visita de
campo, e dentre os resultados esperados, em revisitação após cinco anos, intencionou-se
mobilizar esta investigação ao observar se a competência reflexiva é estimulada na atuação da
professora de espanhol dentro da sala de aula, e de que maneira o contato com a CR influenciou
sua formação inicial e, atual, ação profissional. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Revisitando a competência reflexiva : um estudo de caso longitudinal de uma docente de língua espanhola | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores de línguas - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua espanhola | pt_BR |
dc.subject.keyword | Competência profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Relato de experiência | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work aims to analyze, understand, and problematize the presence of reflective
competence (RC) during the initial training and in-service of teachers of Spanish as a foreign
language. We understand RC in light of the following authors: ALMEIDA FILHO (1993-
2009), BASSO (2001), CORACINI (2001), LIBANEO (2005), ORTIZ and SANTANA (2015),
SANTOS (2018), and CASSOLI (2020), who established the expected competencies for a
language teacher, particularly reflective competence, which serves as the basis for this research.
ORTIZ (2015) defines reflective competence as: "a thorough reflection on action, confronting
knowledge, trends, and reconstructing our practice, rearranging and restructuring knowledge."
Coracini (2001) understands reflection as "the activity of retrospection with the aim of
examining the reasons and beliefs that underlie pedagogical actions and generating alternative
actions for the future." Methodologically, based on a qualitative perspective, we conducted a
case study and collected information using different instruments from 1 (one) participant who
took part in the first part of this study in 2018. Testimonies were gathered through interviews,
questionnaires, letters, and field visits. Among the expected results, we intend to mobilize this
investigation by observing whether reflective competence is employed in the performance of
the Spanish teacher in the classroom and how contact with reflective competence influenced
their initial training and professional action. | en |
dc.description.abstract2 | El presente trabajo tiene como objetivo analizar, comprender y problematizar la presencia de la
competencia reflexiva (CR) durante la formación inicial y en el servicio del profesor de español
como lengua extranjera. Entendemos la CR a la luz de los autores: ALMEIDA FILHO (1993-
2009), BASSO (2001), CORACINI (2001), LIB NEO (2005), ORTIZ y SANTANA (2015),
SANTOS (2018) y CASSOLI (2020), que establecen las competencias esperadas para un
profesor de lengua, y en especial, la competencia reflexiva, base de esta investigación. ORTIZ
(2015) define la competencia reflexiva como: "reflexión minuciosa sobre la acción,
confrontando conocimientos, tendencias y reconstruyendo nuestra práctica, reorganizando y
reestructurando saberes", y Coracini (2001) entiende la reflexión como "la actividad de
retrospección con el objetivo de examinar las razones y las creencias que subyacen a las
acciones pedagógicas y generar acciones alternativas para el futuro". Metodológicamente,
apoyados en la perspectiva cualitativa, realizamos un estudio de caso y recopilamos
información con diferentes instrumentos de 1 (una) participante que formó parte de la primera
parte de este estudio en 2018. Así, se recopilaron testimonios en entrevistas, cuestionarios,
cartas y visitas de campo, y entre los resultados esperados, pretendemos movilizar esta
investigación al observar si la competencia reflexiva se moviliza en la actuación de la profesora
de español dentro del aula, y cómo el contacto con la competencia reflexiva influyó en su
formación inicial y acción profesional | es |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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