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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/47373
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Titre: Revisitando a competência reflexiva : um estudo de caso longitudinal de uma docente de língua espanhola
Auteur(s): Santos, Gilha Crispim Cardoso dos
Orientador(es):: Cañas Chávez, Fidel Armando
Assunto:: Professores de línguas - formação
Língua espanhola
Competência profissional
Relato de experiência
Date de publication: 18-jan-2024
Référence bibliographique: SANTOS, Gilha Crispim Cardoso dos. Revisitando a competência reflexiva: um estudo de caso longitudinal de uma docente de língua espanhola. 2023. 97 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Résumé: O presente trabalho tem como objetivo analisar, compreender e problematizar a presença da competência reflexiva (CR) durante a formação inicial e em serviço do professor de espanhol como língua estrangeira. O conceito de CR é entendido à luz dos autores: ALMEIDA FILHO (1993-2009) BASSO (2001), CORACINI (2001) LIBÂNEO (2005) ORTIZ e SANTANA (2015), SANTOS (2018) e CASSOLI (2020); autores que estabelecem quais são as competências esperadas de um professor de línguas, sendo este conceito a base desta pesquisa. A competência reflexiva é definida por Ortiz (2015) como “reflexão minuciosa sobre a ação, confrontando conhecimentos, tendências e reconstruindo a nossa prática, remanejando e reestruturando saberes”. Coracini (2001) entende esta competência como “a atividade de retrospecção com o objetivo de examinar as razões e as crenças que subjazem às ações pedagógicas e gerar ações alternativas para o futuro”. Metodologicamente, esta pesquisa está amparada na perspectiva qualitativa, fez-se um estudo de caso, e coletou-se informações, com diferentes instrumentos, de 1 (uma) participante que colaborou na primeira parte deste estudo em 2018. Assim, foram colhidos depoimentos em entrevista, questionários, carta e visita de campo, e dentre os resultados esperados, em revisitação após cinco anos, intencionou-se mobilizar esta investigação ao observar se a competência reflexiva é estimulada na atuação da professora de espanhol dentro da sala de aula, e de que maneira o contato com a CR influenciou sua formação inicial e, atual, ação profissional.
Abstract: The present work aims to analyze, understand, and problematize the presence of reflective competence (RC) during the initial training and in-service of teachers of Spanish as a foreign language. We understand RC in light of the following authors: ALMEIDA FILHO (1993- 2009), BASSO (2001), CORACINI (2001), LIBANEO (2005), ORTIZ and SANTANA (2015), SANTOS (2018), and CASSOLI (2020), who established the expected competencies for a language teacher, particularly reflective competence, which serves as the basis for this research. ORTIZ (2015) defines reflective competence as: "a thorough reflection on action, confronting knowledge, trends, and reconstructing our practice, rearranging and restructuring knowledge." Coracini (2001) understands reflection as "the activity of retrospection with the aim of examining the reasons and beliefs that underlie pedagogical actions and generating alternative actions for the future." Methodologically, based on a qualitative perspective, we conducted a case study and collected information using different instruments from 1 (one) participant who took part in the first part of this study in 2018. Testimonies were gathered through interviews, questionnaires, letters, and field visits. Among the expected results, we intend to mobilize this investigation by observing whether reflective competence is employed in the performance of the Spanish teacher in the classroom and how contact with reflective competence influenced their initial training and professional action.
Resumen: El presente trabajo tiene como objetivo analizar, comprender y problematizar la presencia de la competencia reflexiva (CR) durante la formación inicial y en el servicio del profesor de español como lengua extranjera. Entendemos la CR a la luz de los autores: ALMEIDA FILHO (1993- 2009), BASSO (2001), CORACINI (2001), LIB NEO (2005), ORTIZ y SANTANA (2015), SANTOS (2018) y CASSOLI (2020), que establecen las competencias esperadas para un profesor de lengua, y en especial, la competencia reflexiva, base de esta investigación. ORTIZ (2015) define la competencia reflexiva como: "reflexión minuciosa sobre la acción, confrontando conocimientos, tendencias y reconstruyendo nuestra práctica, reorganizando y reestructurando saberes", y Coracini (2001) entiende la reflexión como "la actividad de retrospección con el objetivo de examinar las razones y las creencias que subyacen a las acciones pedagógicas y generar acciones alternativas para el futuro". Metodológicamente, apoyados en la perspectiva cualitativa, realizamos un estudio de caso y recopilamos información con diferentes instrumentos de 1 (una) participante que formó parte de la primera parte de este estudio en 2018. Así, se recopilaron testimonios en entrevistas, cuestionarios, cartas y visitas de campo, y entre los resultados esperados, pretendemos movilizar esta investigación al observar si la competencia reflexiva se moviliza en la actuación de la profesora de español dentro del aula, y cómo el contacto con la competencia reflexiva influyó en su formación inicial y acción profesional
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2023.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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