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Titre: Representações sociais de alunos e professores do curso de letras sobre o texto poético
Auteur(s): Silva, Marinalva do Rêgo Barros
Orientador(es):: Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira
Assunto:: Representações sociais
Professores - formação
Literatura e sociedade
Date de publication: 19-mai-2010
Référence bibliographique: SILVA, Marinalva do Rêgo Barros. Representações sociais de alunos e professores do curso de letras sobre o texto poético. 2009. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Résumé: Este estudo teve o propósito de conhecer e analisar as Representações Sociais de alunos e professores do curso de Letras sobre o texto poético, ao mesmo tempo em que buscou identificar o papel que esses sujeitos conferem ao texto poético na prática pedagógica do professor e na formação desses alunos. O aporte teórico e metodológico veio da Teoria das Representações Sociais, na perspectiva de Serge Moscovici, em razão das contribuições que essa teoria tem oferecido ao estudo da realidade e também do contexto escolar. Na abordagem sobre o texto poético, privilegiou-se a discussão sobre literatura, linguagem poética e o espaço da poesia no contexto educacional, sob a inspiração e com a companhia da palavra poética de Adélia Prado. Este estudo é de natureza exploratória, foi realizado com o fim de aproximar a visão sobre o texto poético no contexto educativo e se constituir ponto de partida para outras pesquisas. Participaram como sujeitos da investigação quarenta e dois alunos e catorze professores do curso de Letras da Fundação Universidade do Tocantins, com os quais foram utilizados dois instrumentos metodológicos: questionários com questões abertas e fechadas e entrevistas semiestruturadas. Para a interpretação das mensagens emitidas pelos participantes, tanto nas questões abertas dos questionários quanto nas entrevistas, foi utilizada a adaptação da técnica de análise de conteúdo de Bardin. Ao final da pesquisa, ficou evidenciado que a representação social de alunos e professores sobre o texto poético é a expressão dos sentimentos, e que o papel do texto poético na prática pedagógica e na formação de professores é de natureza instrumental, voltado ao ensino da língua e demais conteúdos. Ou seja: o texto poético não é percebido pelos participantes como fenômeno estético autônomo, como produto da arte, cuja finalidade reside em si mesmo. ___________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study has the purpose to understand and analyze the social representations of students and teachers of the course of Letters about the poetic text. At the same time, sought to identify the role that these individuals give to the poetic text in the teacher's teaching practice and in the training of the students. The theoretical and methodological contribution came from the Social Representation Theory, in view of Serge Moscovici, because of the contributions that this theory has offered to the study of reality. In the matter of the poetic text, the approach focused the discussion on literature, poetic language and scope of poetry in educational settings, under the inspiration and the company of the poetic word of Adelia Prado. The nature of the study was exploratory, with the objective to bringing the vision of the poetic text in the educational context and constitute a starting point for further research. The subjects of research were forty two students and fourteen teachers of the course of Humanities, of the Foundation University of Tocantins, which were used two methodological tools: questionnaires with open and closed and semi structured interviews. For the interpretation of the messages sent by participants in both the open questions of the questionnaires and interviews, was used to adapt the technique of content analysis of Bardin. At the end of the study, it became evident that the social representation of teachers and students about the poetic text is the expression of feelings, and that the role of the poetic text in teaching, and teacher training is instrumental in nature, aimed at teaching the language and other content. In other words: the poetic text is not perceived by participants as autonomous aesthetic phenomenon, a product of art, whose purpose is to himself.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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