Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Souza, Matheus Bernardini de | pt_BR |
dc.contributor.author | Cruz, Clébia Ferreira da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-23T19:04:34Z | - |
dc.date.available | 2024-01-23T19:04:34Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-23 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-12 | - |
dc.identifier.citation | CRUZ, Clébia Ferreira da. Semigrupos numéricos gerados por dois elementos e uma identificação geométrica. 2023. 40 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47441 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é introduzir o estudo dos semigrupos numéricos para estudantes do ensino médio através de uma identificação geométrica e apresentar uma
sequência didática para professores trabalharem o tema proposto em turmas de ensino
médio. A sequˆencia didática ter´a como objeto motivador a resolução de problemas
pelo Problema de Frobenius. Para isto, ser´a apresentado o conceito de semigrupo
num´erico, destacando aqueles gerados por dois elementos, e as relações existentes entre
esses geradores e os invariantes do semigrupo num´erico. Utiliza-se uma identificação
geom´etrica para associar cada lacuna de um semigrupo numérico a um ponto de coordenadas inteiras não negativas do plano cartesiano através de uma bijeção, o que nos
permite calcular alguns invariantes do semigrupo numérico, como o gênero, o condutor,
número de Frobenius, a profundidade e as coordenadas de Kunz. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Semigrupos numéricos gerados por dois elementos e uma identificação geométrica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática - problemas, exercícios, etc | pt_BR |
dc.subject.keyword | Semigrupos numéricos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Geometria | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio - métodos de ensino | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The main goal of this work is to introduce the study of numerical semigroups to
high school students through a geometric identification and to present a didactic sequence for teachers to work on the proposed topic in high school classes. The teaching
sequence will have as its motivating objective the problem solving by the Frobenius
Problem. To this end, the concept of numerical semigroup will be presented, highlighting those generated by two elements and the relationships between these generators
and the invariants of the numerical semigroup. A geometric identification is used to
associate each gap of a numerical semigroup to a point with non-negative integer coordinates on the cartesian plane through a bijective map, which allows us to calculate
some invariants of the numerical semigroup, such as genus, conductor, Frobenius number, the depth and Kunz coordinates. | en |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Exatas (IE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Matemática (IE MAT) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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