Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Seimetz, Rui | pt_BR |
dc.contributor.author | Dias, Thales Victor | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-23T19:04:35Z | - |
dc.date.available | 2024-01-23T19:04:35Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-23 | - |
dc.date.submitted | 2023-03-27 | - |
dc.identifier.citation | DIAS, Thales Victor. Sobre o processo ensino-aprendizagem do cálculo infinitesimal. 2023. 111 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47449 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Começando por apresentar a evolução por que passa a disciplina conhecida hoje como
Cálculo Diferencial e Integral, são enunciadas as principais definições e teoremas presentes
nas ementas dos cursos de graduação nas universidades federais como preparação para
apresentar a um panorama da discussão que se faz modernamente, sobre como se ensina,
se aprende e se superam dificuldades presentes nesse processo ensinar-aprender. Após
levantar os principais aspectos deste debate, é feita coleta de dados com dois grupos de
estudantes, uma amostra dentre mestrandos do PROFMAT e outra de jovens universitários cursando as disciplinas de Cálculo 1 ou Matemática 1 na Universidade de Brasília
- UnB, nos dois períodos do calendário de 2022, respectivamente. Os dados obtidos são
descritos detalhadamente e confrontados com a literatura disponível de modo a permitir
ao leitor identificar: (i) O que é a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral na UnB (ii)
Quais são as principais afirmações matemáticas apresentadas aos estudantes (iii) Quais
são os principais aspectos do ensino e os consideráveis obstáculos epistemológicos para
as aprendizagens (iv) Qual é o perfil dos mestrandos do PROFMAT, na UnB, cursando
Fundamentos de Matemática, no primeiro semestre de 2022 (v) Qual é o perfil dos estudantes de graduação cursando Cálculo 1 ou Matemática 1, na UnB, no segundo semestre
de 2022 (vi) Contexto de mobilidade, rede de ensino de origem, tempo de estudo, dificuldades, pré-requisitos no Ensino Médio dos estudantes (vii) identificação de habilidades e
competências a serem desenvolvidas na Formação Geral Básica (FGB) no Novo Ensino
Médio (NEM) para o sucesso em Cálculo Diferencial e Integral (viii) Subsídios para a fundamentação e futura concepção de Disciplinas Eletivas e adequação dos programas das
Unidades Currículares das diversas Trilhas de Aprendizagem em que estejam presentes a
Matemática e as suas Tecnologias no NEM (viii) A abordagem presente neste trabalho
permite sua aplicação em diferentes contextos e para diversos propósitos que atendam ao
maior e mais diverso público possível interessado no tema, (ix) Também os dados brutos coletados estão disponibilizados ao final do texto, mantendo, porém, o cuidado de
preservar a confidencialidade dos dados pessoais dos participantes, de modo que o leitor interessado poderá por si mesmo formular novas hipóteses e testá-las por sua conta,
além de alimentarmos com este gesto o carácter experimental do método científico e a
sua capacidade de desafiar os dogmas, no sentido de que o próprio leitor poderá chegar
às conclusões a que chegamos reproduzindo quantas vezes desejar o mesmo experimento com o uso do mesmo método. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Sobre o processo ensino-aprendizagem do cálculo infinitesimal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cálculo diferencial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cálculo integral | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes - percepção | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Starting by presenting the evolution of the discipline known today as Differential
and Integral Calculus, the main definitions and theorems present in the syllabuses of
undergraduate courses at federal universities are enunciated in preparation for presenting
an overview of the discussion that takes place nowadays, about how to teach, learn and
overcome difficulties present in this teaching-learning process. After raising the main
aspects of this debate, data is collected with two groups of students, a sample among
master’s students from PROFMAT and another of young university students studying
Calculus 1 or Mathematics 1 at the University of Brasília - UnB, in the two periods of the
2022 calendar respectively. The data obtained are described in detail and compared with
the available literature in order to allow the reader to identify: (i) What is the discipline of
Differential and Integral Calculus at UnB (ii) What are the main mathematical statements
presented to students (iii) What are the main aspects of teaching and the considerable
epistemological obstacles to learning (iv) What is the profile of PROFMAT master’s
students, at UnB, studying Fundamentals of Mathematics, in the first half of 2022 (v)
What is the profile of students in graduation studying Calculus 1 or Mathematics 1, at
UnB, in the second half of 2022 (vi) Mobility context, original teaching network, study
time, difficulties, prerequisites in students’ High School (vii) identification of skills and
competences to be developed in Basic General Training (FGB) in the New High School
(NEM) for success in Differential and Integral Calculus (viii) Subsidies for the foundation
and future design of Elective Disciplines and adaptation of the programs of the Curriculum
Units of the various Paths of Learning where Mathematics and its Technologies are present
in NEM (viii) The approach present in this work allows its application in different contexts
and for different purposes that serve the largest and most diverse public interested in the
subject (ix) The raw data collected are also available at the end of the text, maintaining,
however, care to preserve the confidentiality of the participants’ personal data, so that
the interested reader can formulate new hypotheses by himself and test them on his own,
in addition to to feed with this gesture the experimental nature of the scientific method
and its ability to challenge dogmas, in the sense that the reader himself will be able to
reach the conclusions we arrived at by reproducing the same experiment using the same
method as many times as he wants. | en |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Exatas (IE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Matemática (IE MAT) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|