Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pereira, Danglei de Castro | pt_BR |
dc.contributor.author | Boulot, Tcharnia Gomes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-24T21:27:34Z | - |
dc.date.available | 2024-01-24T21:27:34Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-24 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-13 | - |
dc.identifier.citation | BOULOT, Tcharnia Gomes. Développer la compétence interculturelle au 1er degré en France: l'album de jeunesse comme support. 2022. 131 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47497 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é entender como realizar uma sensibilização ao
trabalho com livros-álbuns sobre temas relacionados à imigração, plurilinguismo e
multiculturalismo pode ajudar a valorizar idiomas e culturas e iniciar um caminho
para o desenvolvimento da competência intercultural dos alunos no primeiro ciclo.
Para alcançar este objetivo, a formação de professores da educaçao infantil é um
passo essencial e ao qual demos um lugar importante através da engenharia de
formação. Além disso, construímos sequências pedagógicas com base em quatro
livros-álbuns destinados ao público infanto-juvenil. Neste trabalho, primeiro
analisaremos o contexto da imigração na França, o plurilinguismo, a
multiculturalidade e a competência intercultural. Depois passamos às características
dos livros álbuns e seu potencial para uso em sala de aula. Finalmente, exploramos a engenharia de formação e a abordagem pedagógica da Árvore do Saber-aprender,
e da Gestão do Tempo (Trocmé-Fabre, 1996, 1999) para a criação da proposta e
sua implementação. | pt_BR |
dc.language.iso | Francês | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Développer la compétence interculturelle au 1er degré en France : l'album de jeunesse comme support | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Plurilinguismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Multiculturalidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Interculturalidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Engenharia de formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Imigração - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura infantil | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract3 | L’objectif de cette étude est de comprendre dans quelle mesure une
sensibilisation d’un travail autour des albums jeunesses sur les sujets liés à
l’immigration, le plurilinguisme et la multiculturalité peut aider à valoriser les langues
et cultures et initier un chemin vers le développement de la compétence
interculturelle pour les apprenants du premier cycle. Pour atteindre cet objectif, la
formation des enseignants est une étape essentielle et à laquelle nous avons
accordé une place importante au travers de l'ingénierie de la formation. En outre,
nous avons construit des séquences pédagogiques à partir de quatre albums
jeunesse. Nous nous intéresserons , tout d’abord, aux contextes de l’immigration en
France, au plurilinguisme, à la multiculturalité et à la compétence interculturelle.
Ensuite nous passons aux caractéristiques du livre albums et ses potentialités de
travail en classe. Finalement, nous explorons l'ingénierie de la formation et
l’approche pédagogique de l’Arbre du savoir-apprendre et l'aménagement du temps
(Trocmé-Fabre, 1996, 1999) pour la création de la proposition et sa mise en place. | fr |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|