Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/47497
Files in This Item:
File SizeFormat 
TcharniaGomesBoulot_DISSERT.pdf4,58 MBAdobe PDFView/Open
Title: Développer la compétence interculturelle au 1er degré en France : l'album de jeunesse comme support
Authors: Boulot, Tcharnia Gomes
Orientador(es):: Pereira, Danglei de Castro
Assunto:: Plurilinguismo
Multiculturalidade
Interculturalidade
Engenharia de formação
Imigração - educação
Literatura infantil
Issue Date: 24-Jan-2024
Citation: BOULOT, Tcharnia Gomes. Développer la compétence interculturelle au 1er degré en France: l'album de jeunesse comme support. 2022. 131 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Abstract: O objetivo deste trabalho é entender como realizar uma sensibilização ao trabalho com livros-álbuns sobre temas relacionados à imigração, plurilinguismo e multiculturalismo pode ajudar a valorizar idiomas e culturas e iniciar um caminho para o desenvolvimento da competência intercultural dos alunos no primeiro ciclo. Para alcançar este objetivo, a formação de professores da educaçao infantil é um passo essencial e ao qual demos um lugar importante através da engenharia de formação. Além disso, construímos sequências pedagógicas com base em quatro livros-álbuns destinados ao público infanto-juvenil. Neste trabalho, primeiro analisaremos o contexto da imigração na França, o plurilinguismo, a multiculturalidade e a competência intercultural. Depois passamos às características dos livros álbuns e seu potencial para uso em sala de aula. Finalmente, exploramos a engenharia de formação e a abordagem pedagógica da Árvore do Saber-aprender, e da Gestão do Tempo (Trocmé-Fabre, 1996, 1999) para a criação da proposta e sua implementação.
Résumé: L’objectif de cette étude est de comprendre dans quelle mesure une sensibilisation d’un travail autour des albums jeunesses sur les sujets liés à l’immigration, le plurilinguisme et la multiculturalité peut aider à valoriser les langues et cultures et initier un chemin vers le développement de la compétence interculturelle pour les apprenants du premier cycle. Pour atteindre cet objectif, la formation des enseignants est une étape essentielle et à laquelle nous avons accordé une place importante au travers de l'ingénierie de la formation. En outre, nous avons construit des séquences pédagogiques à partir de quatre albums jeunesse. Nous nous intéresserons , tout d’abord, aux contextes de l’immigration en France, au plurilinguisme, à la multiculturalité et à la compétence interculturelle. Ensuite nous passons aux caractéristiques du livre albums et ses potentialités de travail en classe. Finalement, nous explorons l'ingénierie de la formation et l’approche pédagogique de l’Arbre du savoir-apprendre et l'aménagement du temps (Trocmé-Fabre, 1996, 1999) pour la création de la proposition et sa mise en place.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2023.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/47497/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.