Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Mata, Anderson Luís Nunes da | pt_BR |
dc.contributor.author | Bernardes, Italo Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-24T21:27:35Z | - |
dc.date.available | 2024-01-24T21:27:35Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-24 | - |
dc.date.submitted | 2022-09-26 | - |
dc.identifier.citation | BERNARDES, Italo Silva. Avatar: estéticas da interação e o jogador-personagem. 2022. 73 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47503 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Essa dissertação tratará do avatar em jogos digitais, sob o argumento de que ele opera de
maneira híbrida entre jogador e personagem. Tratar o jogador como leitor e o jogo como
texto fornece implicações que traçam o percurso para que o avatar seja dissecado em seus
atributos formais. A perspectiva “leitor-personagem” fomenta uma discussão que encontra
suporte em como estes entes são tratados pelos estudos literários, sobretudo no que se
refere aos apontamentos possíveis acerca de conceitos como representação, identificação
e estética. Das ponderações e subsequente análise, resultam o tensionamento do modelo
representacional atomístico de W.J.T Mitchell e a formulação de atributos definidores
do avatar, cujas consequências servem de ferramenta para postular uma “estética da
interação” como categoria que facilitaria a compreensão dos jogos enquanto instrumentos
ficcionais do contemporâneo. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Avatar : estéticas da interação e o jogador-personagem | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos digitais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos digitais - avatar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Leitor | pt_BR |
dc.subject.keyword | Personagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Representação literária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Interação digital | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation will address the avatar in digital games, under the argument that it operates in a hybrid manner between player and character. Treating the player as reader and
the game as text provides implications that lay the course for the avatar to be dissected
in its formal attributes. The "reader-character" perspective foments a discussion that is
supported by how these entities are treated by literary studies, especially regarding the
possible outlines concerning concepts such as representation, identification, and aesthetics. From those considerations and subsequent analysis, there’s a tensioning of W.J.T.
Mitchell’s atomistic representational model and the formulation of defining attributes of
the avatar follows, whose consequences serve as a tool to postulate a category of "aesthetics of interaction" that would facilitate the understanding of games as contemporary
fictional instruments. | en |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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