http://repositorio.unb.br/handle/10482/47503
Arquivo | Tamanho | Formato | |
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ItaloSilvaBernardes_DISSERT.pdf | 2,91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Avatar : estéticas da interação e o jogador-personagem |
Autor(es): | Bernardes, Italo Silva |
Orientador(es): | Mata, Anderson Luís Nunes da |
Assunto: | Jogos digitais Jogos digitais - avatar Leitor Personagem Representação literária Interação digital |
Data de publicação: | 24-Jan-2024 |
Data de defesa: | 26-Set-2022 |
Referência: | BERNARDES, Italo Silva. Avatar: estéticas da interação e o jogador-personagem. 2022. 73 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Essa dissertação tratará do avatar em jogos digitais, sob o argumento de que ele opera de maneira híbrida entre jogador e personagem. Tratar o jogador como leitor e o jogo como texto fornece implicações que traçam o percurso para que o avatar seja dissecado em seus atributos formais. A perspectiva “leitor-personagem” fomenta uma discussão que encontra suporte em como estes entes são tratados pelos estudos literários, sobretudo no que se refere aos apontamentos possíveis acerca de conceitos como representação, identificação e estética. Das ponderações e subsequente análise, resultam o tensionamento do modelo representacional atomístico de W.J.T Mitchell e a formulação de atributos definidores do avatar, cujas consequências servem de ferramenta para postular uma “estética da interação” como categoria que facilitaria a compreensão dos jogos enquanto instrumentos ficcionais do contemporâneo. |
Abstract: | This dissertation will address the avatar in digital games, under the argument that it operates in a hybrid manner between player and character. Treating the player as reader and the game as text provides implications that lay the course for the avatar to be dissected in its formal attributes. The "reader-character" perspective foments a discussion that is supported by how these entities are treated by literary studies, especially regarding the possible outlines concerning concepts such as representation, identification, and aesthetics. From those considerations and subsequent analysis, there’s a tensioning of W.J.T. Mitchell’s atomistic representational model and the formulation of defining attributes of the avatar follows, whose consequences serve as a tool to postulate a category of "aesthetics of interaction" that would facilitate the understanding of games as contemporary fictional instruments. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Letras (IL) Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2023. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Literatura |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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