Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Reis, Maria da Glória Magalhães dos | pt_BR |
dc.contributor.author | Reategui, Lorraine Maciel Camêlo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-24T21:27:35Z | - |
dc.date.available | 2024-01-24T21:27:35Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-24 | - |
dc.date.submitted | 2023-11-06 | - |
dc.identifier.citation | REATEGUI, Lorraine Maciel Camêlo. Transição de fronteiras: uma análise crítica da práxis da engenharia de formação em um contexto brasil. 2023. [93] f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47504 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo destaca a importância fundamental da atuação da memória no processo de
aprendizado e pontua eixos de ligação vital da corporeidade nos aspectos formativos em
que se fazem presentes tanto as reinterpretações cognitivas quanto as micro cognições
fenomenológicas no âmbito da formação. Inicialmente, destaca-se a necessidade de uma
abordagem estruturada para pensar o contexto em que se dá o aprendizado, considerando
que a memória seja principal ferramenta. Em seguida, a categoria de registro “Amarcord”
é apresentada, ressaltando o registro como algo que enriquece a história e a ancoragem
das percepções de memória para adaptações e continuidades formativas para além da sala
de aula. A pesquisa se propõe a analisar a práxis da Engenharia de Formação
considerando o contexto formativo do território Brasil e explicita os desafios frente às
implementações de projetos que versam sobre a construção de metodologias e estratégias
formativas continuadas. Por último, a vivência da pesquisadora no projeto socio literário
Caminho do Sertão é analisada, ilustrando como a prática formativa pode se alinhar a
uma educação transformadora e dialógica envolvendo atores formativos e fomentando
aprendizagem e crescimento mútuos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Transição de fronteiras : uma análise crítica da práxis da engenharia de formação em um contexto brasil | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Engenharia de formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Territórios formativos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Memória | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação profissional | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The research highlights the fundamental importance of memory in the learning process
and points to axes of vital connection of corporality in the formative aspects in which
cognitive reinterpretations as well as phenomenological micro-cognitions make
themselves present in the dimension of formation. Initially, the need for a structured
approach in order to think about the context in which learning takes place is highlighted,
considering memory as the main tool. After that, the recording category "Amarcord" is
presented, highlighting the record as something that enriches history and the anchoring
of memory perceptions for adaptation and formative continuities beyond the classroom.
The research aims to analyze the practice of Formation Engineering considering the
formative context of the Brazilian territory and makes explicit the challenges before the
implementation of projects that deal with the construction of methodologies and
continued formative strategies. Lastly, the researcher's experience in the socio-literary
project Caminho do Sertão is analyzed, illustrating how formative practice can align itself
to a transformative and dialogical education involving formative actors and fomenting
mutual learning and growth. | en |
dc.description.abstract3 | La recherche met en lumière l’importance fondamentale de l’action de la mémoire dans
le processus d’apprentissage et souligne les axes cruciaux de la corporéité dans les aspects
formatifs où sont présentes à la fois les réinterprétations cognitives et les microcognitions
phénoménologiques dans le cadre de la formation. Dans un premier temps, on souligne
la nécessité d’une approche structurée pour réfléchir au contexte dans lequel se déroule
l’apprentissage, en considérant que la mémoire est l’outil principal. Ensuite, la catégorie
d’enregistrement « Amarcord » est présentée, mettant en avant l’enregistrement comme
quelque chose qui enrichit l’histoire et l’ancrage des perceptions de la mémoire pour des
adaptations et des continuités formatrices au-delà de la salle de classe. La recherche vise
à analyser la praxis de l’ingénierie de Formation en tenant compte du contexte formatif
du territoire brésilien et expose les défis liés à la mise en œuvre de projets portant sur la
construction de méthodologies et de stratégies de formation continue. Enfin, l’expérience
de la chercheuse dans le projet sociolittéraire « Caminho do Sertão » est analysée,
illustrant comment la pratique formatrice peut s’aligner sur une éducation dialogique et
capable d’impliquer et transformer les acteurs formatifs favorisant l’apprentissage et la
croissance mutuelle. | fr |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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