Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva Junior, Augusto Rodrigues da | pt_BR |
dc.contributor.author | Saboia, Cinthia Bastos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-26T21:18:19Z | - |
dc.date.available | 2024-01-26T21:18:19Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-26 | - |
dc.date.submitted | 2022-10-31 | - |
dc.identifier.citation | SABOIA, Cinthia Bastos. Geopoesia amazônica: vozes ribeirinhas entre saberes e ensino. 2022. 170 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47526 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo movimentar a teoria da Geopoesia em
narrativas de Manaus. Ampliando os estudos sobre o narrador oral, como tem se
utilizado do corpo e da voz para fins de sustento e passagens de histórias, o geopoeta
se destaca, em nossa Tese, nas imagens da Cobra Grande, do Boto e em uma história
“inédita” do povo Tuyuka. O trabalho está dividido em duas partes: a primeira, trata do
narrador e sua performance. Traz a interpretação de narrativas populares que
circulam na Comunidade do Julião e que circulam no Amazonas. A segunda, é uma
proposta pedagógica de disseminação da literatura de campo no que diz respeito às
tessituras orais em ambiente escolar. Em relação à primeira, buscamos fazer
apontamentos sobre o narrador e como emprega o corpo e a voz e, também, como se
dá a relação dele com o espaço geográfico e a territorialidade. Quanto à segunda,
mostramos as etapas de uma metodologia que criamos para divulgar essas narrativas
em sala de aula por meio da leitura, da escuta e da escrita para alunos de uma área
rural/ribeirinha de Manaus. Procuramos, dessa forma, ampliar por meio dessa prática
social o acesso, a consolidação e a valorização desse tipo de literatura. Quanto ao
referencial teórico, utilizamos como principais pensadores Antonio Candido (1995),
Walter Benjamin (2012), Paul Zumthor (1993, 2010, 2014), Augusto Silva Junior
(2013, 2018) e Mikhail Bakhtin (2003). Entre remansos pensamentais e banzeiros
performáticos buscamos elucidar os modos de ser e de narrar de ribeirinhos, caboclos,
moradores de orla, praianos e encontradores de histórias que estão sempre
navegando. Embora esses termos tenham marcas, são formas de definir os habitantes
de ilhas, penínsulas, vilarejos e variantes de zonas rurais de Manaus. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Geopoesia amazônica : vozes ribeirinhas entre saberes e ensino | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Geopoesia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Amazonas (Estado) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensaios | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cultura brasileira | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work aims to move the theory of Geopoetry in narratives from Manaus.
Expanding the studies on the oral narrator, how he has used his body and voice for
purposes of sustenance and passages of stories, the geopoet stands out, in our
Thesis, in the images of the Cobra Grande, the Boto and in an “unpublished” story of
the Tuyuka people. The work is divided into two parts: the first deals with the narrator
and his performance. It brings the interpretation of popular narratives that circulate in
the Community of Julião and that circulate in the Amazon. The second is a pedagogical
proposal for the dissemination of field literature with regard to oral textures in the school
environment. Regarding the first, we seek to make notes about the narrator and how
he uses his body and voice, and also how his relationship with the geographic space
and territoriality takes place. As for the second, we show the stages of a methodology
that we created to disseminate these narratives in the classroom through reading,
listening and writing for students in a rural/riverside area of Manaus. In this way, we
seek to expand access, consolidation and appreciation of this type of literature through
this social practice. As for the theoretical framework, we used as main thinkers Antonio
Candido (1995), Walter Benjamin (2012), Paul Zumthor (1993, 2010, 2014), Augusto
Silva Junior (2013, 2018) and Mikhail Bakhtin (2003). Between mental backwaters and
performative swimmers, we seek to elucidate the ways of being and narrating of
riverside people, caboclos, waterfront dwellers, beachgoers and story finders who are
always sailing. Although these terms have marks, they are ways of defining the
inhabitants of islands, peninsulas, villages and variants of rural areas of Manaus. | en |
dc.description.abstract2 | Este trabajo tiene como objetivo trasladar la teoría de la Geopoesía en las
narrativas de Manaus. Ampliando los estudios sobre el narrador oral, cómo ha
utilizado su cuerpo y su voz con fines de sustento y pasajes de relatos, el geopoeta
se destaca, en nuestra Tesis, en las imágenes de la Cobra Grande, el Boto y en un
“inédito” historia del pueblo Tuyuka. La obra se divide en dos partes: la primera trata
del narrador y su actuación. Trae la interpretación de narrativas populares que circulan
en la Comunidad de Julião y que circulan en la Amazonía. La segunda es una
propuesta pedagógica para la difusión de la literatura de campo en lo que respecta a
las texturas orales en el ámbito escolar. Respecto al primero, buscamos hacer apuntes
sobre el narrador y cómo utiliza su cuerpo y su voz, y también cómo se da su relación
con el espacio geográfico y la territorialidad. En cuanto al segundo, mostramos las
etapas de una metodología que creamos para difundir estas narrativas en el aula a
través de la lectura, la escucha y la escritura para estudiantes de una zona rural/
ribereña de Manaus. De esta forma, buscamos ampliar el acceso, consolidación y
valorización de este tipo de literatura a través de esta práctica social. En cuanto al
marco teórico, utilizamos como principales pensadores a Antonio Candido (1995),
Walter Benjamin (2012), Paul Zumthor (1993, 2010, 2014), Augusto Silva Junior
(2013, 2018) y Mikhail Bakhtin (2003). Entre remansos mentales y nadadores
performativos, buscamos dilucidar las formas de ser y de narrar de los ribereños,
caboclos, ribereños, bañistas y buscadores de historias que siempre están
navegando. Aunque estos términos tengan marcas, son formas de definir a los
habitantes de islas, penínsulas, villas y variantes de áreas rurales de Manaus. | es |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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