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Título: Poética da conexão e das ancestralidades : avós e netas negras na literatura brasileira contemporânea
Autor(es): Almeida, Dalva Martins de
Orientador(es): Nakagome, Patrícia Trindade
Assunto: Literatura brasileira contemporânea
Literatura negra
Literatura infanto-juvenil
Estudos decoloniais
Representações de grupos
Data de publicação: 26-Jan-2024
Referência: ALMEIDA, Dalva Martins de. Poética da conexão e das ancestralidades: avós e netas negras na literatura brasileira contemporânea. 2023. 188 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Esta pesquisa aborda a presença das personagens avós e netas negras na literatura infantojuvenil contemporânea, na perspectiva e discussão da legitimação dos discursos silenciados, apagados ou esquecidas. Considera-se que a representatividade afirmativa do corpo da avó negra nas narrativas insere-se em estratégias de enfrentamento do racismo estrutural, praticado desde o processo de colonização e escravização, e recorrente na sociedade brasileira atual. Em razão disso, a pesquisa evidencia a conectividade ou rede de memórias estabelecidas no encontro entre as personagens das velhas negras e das meninas negras, que possibilita o encontro entre tempos e espaços diferentes e o resgate de narrativas e discursos, articulados pelos eixos da ancestralidade e do encantamento. Para tanto, o texto parte da leitura de obras de Monteiro Lobato, em destaque para Histórias de Tia Nastácia (1960) e Geografia de Dona Benta (1960), para a observação de que a construção da personagem da velha negra seguiu o modelo hegemônico de representação do lugar destinado aos corpos negros na sociedade brasileira, ou seja, o espaço do fundo das casas grandes. Desse modo, a persistência de construção de corpos de velhas negras subalternizadas repercutiu em várias publicações, e alimentou o imaginário do leitor/a na primeira metade do século vinte. Em decorrência do projeto de nação construída sob as bases da falácia do mito da democracia racial, a pesquisa revela que a personagem Dona Benta serviu de modelo na representação de avós brancas e seus netos brancos na literatura infantojuvenil, produzida a partir dos anos de 1970. Isto é enquanto as avós brancas fortalecem os encontros com seus netos e netas brancos, a velha negra não seguiu contando histórias, mas somente realizando as tarefas domésticas. Então, para a observação da constante de representação e dos discursos de memórias produzidos no encontro entre as personagens avósnetos, o texto analisa obras de literatura infantojuvenil, tais como: A cristaleira (2000), de Graziela Bozano Hetzel, Bisa Bia, Bisa Bel (2007), de Ana Maria Machado. Em contrapartida, o texto avança e confronta a ausência de representação das avós negras e netas, através da narrativa: Histórias da Preta (2007), de Heloísa Pires Lima, e discute importância da relação avó negra-neta negra e sua presença como categoria discursiva fundamental e complexa, e seu impacto na definição da literatura afro-brasileira, ampliando a proposição de Duarte (2014). Em seu ápice, a tese evidencia a necessidade de conhecer e debater obras de autoria feminina de literatura brasileira contemporânea, entre os quais estão presentes: Os tesouros de Monifa (2009), de Sônia Rosa, Bruna e a galinha d’Angola (2003), de Gercilga de Almeida, Betina (2009), de Nilma Lino Gomes. No bojo das propostas, o texto apresenta os discursos e poéticas ancestrais decorrentes da conectividade do encontro entre as personagens avós-netas, através da operacionalização dos eixos da ancestralidade e do encantamento. E estabelece como princípio as práticas de letramento antirracista, como agenciamento e identificação de instituições de resistência e formação leitora, em especial, o espaço escolar se configura como o lugar das práticas do “aquilombar”, através do resgate das memórias coletivas, caracterizados nos discursos ancentrais.
Abstract: This research addresses the presence of Black grandmothers and granddaughters in contemporary children’s and young adult literature from the perspective and discussion of legitimizing silenced, erased, or forgotten discourses. It is considered that the affirmative representation of the Black grandmother’s body in narratives is part of strategies to confront structural racism, which has been practiced since the colonization and enslavement processes and continues to be prevalent in Brazilian society today. As a result, the research highlights the connectivity or network of memories established in the encounters between the characters of Black elderly women and Black girls, enabling the convergence of different times and spaces and the retrieval of narratives and discourses articulated through the axes of ancestry and enchantment. To this end, the text starts with the analysis of works by Monteiro Lobato, with a focus on Histórias de Tia Nastácia (1960) and Geografia de Dona Benta (1960), to observe that the construction of the Black elderly woman character followed the hegemonic model of representing the place assigned to Black bodies in Brazilian society, i.e., the background of large houses. Consequently, the persistence in constructing marginalized Black elderly characters resonated in numerous publications and fueled the imagination of readers in the first half of the twentieth century. As a result of the nation-building project based on the fallacy of the myth of racial democracy, the research reveals that the character of Dona Benta served as a model for the representation of white grandmothers and their white grandchildren in children’s and young adult literature produced from the 1970s onwards. While white grandmothers strengthened their bonds with their white grandchildren, the Black elderly woman ceased to tell stories and only performed domestic tasks. Therefore, to observe the constant representation and discourses of memories produced in the encounters between grandmother-grandchildren characters, the text analyzes works of children’s and young adult literature, such as A cristaleira (2000), by Graziela Bozano Hetzel, Bisa Bia, Bisa Bel (2007), by Ana Maria Machado. In contrast, the text advances and confronts the absence of representation of Black grandmothers and granddaughters through the narrative Histórias da Preta (2007), by Heloísa Pires Lima, and discusses the importance of the relationship between Black grandmothers and Black granddaughters as a fundamental and complex discursive category, and its impact on defining Afro-Brazilian literature, expanding Duarte’s proposition (2014). At its peak, the thesis emphasizes the need to explore and discuss works by contemporary Brazilian female authors, including Os tesouros de Monifa (2009) by Sônia Rosa, Bruna e a galinha d’Angola (2003), by Gercilga de Almeida, and Betina (2009), by Nilma Lino Gomes. Within the proposals, the text presents the ancestral discourses and poetics resulting from the connectivity of encounters between grandmother-granddaughter characters, through the operationalization of the axes of ancestry and enchantment. It establishes, as a principle, the practices of anti-racist literacy, as an agency for the identification of resistance institutions and reading education, with the school environment particularly emerging as the place for “aquilombar” practices through the retrieval of collective memories characterized in ancestral discourses.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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