Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pilati, Alexandre Simões | pt_BR |
dc.contributor.author | Petti, Maristella | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-29T18:48:44Z | - |
dc.date.available | 2024-01-29T18:48:44Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-29 | - |
dc.date.submitted | 2023-09-21 | - |
dc.identifier.citation | PETTI, Maristella. Anos de chumbo, canções de cobre: poética e política em Chico Buarque e Fabrizio De André. 2023. 258 f. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47563 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Chico Buarque e Fabrizio De André são dois artistas icônicos das respectivas culturas. Apesar
de eles pertencerem a contextos muito distintos, é possível traçar alguns paralelos entre as
formações e as carreiras deles que frutem reflexões mais profundas sobre os sistemas cancionais
brasileiro e italiano. Neste sentido, o objetivo desse trabalho é pensar a função política da
canção e o rendimento estético de acontecimentos históricos, especificamente dentro do
contexto conhecido como “anos de chumbo”, em que a canção se encarrega de uma militância
hoje esgotada. Seguindo uma metodologia de literatura comparada, aproximamos as canções
extraídas de álbuns daqueles anos de cada autor, observando a relação entre o artista, intelectual
e burguês, e a vida nacional em cada contexto, e entendendo a função da música em relação à
realidade, como agente de história, como ferramenta para a descrição da história e como fonte
para seu estudo. As nossas bases teóricas foram os estudos de Theodor Adorno, Walter
Benjamin e György Lukács, além de outros estudiosos contemporâneos que da mesma tradição
crítica se reclamam. Concluímos que a canção teve um papel determinante na vida social tanto
da época, contribuindo para o esclarecimento das massas, quanto de hoje, sendo bagagem
cultural de um imaginário coletivo imperituro. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Anos de chumbo, canções de cobre : poética e política em Chico Buarque e Fabrizio De André | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Buarque, Chico, 1944- | pt_BR |
dc.subject.keyword | Canção | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura comparada | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ditadura militar - Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Chico Buarque and Fabrizio De André are two iconic artists from their respective cultures.
Although they belong to very different contexts, it is possible to draw some parallels between
their educations and careers that lead to deeper reflections about the Brazilian and Italian song
systems. In this sense, the objective of this work is thinking about the political function of music
and the aesthetic performance of historical events, specifically within the context known as
“years of lead”, in which songs are responsible for a militancy that is now exhausted. Following
a comparative literature methodology, we approximated songs taken from albums of those years
by each author, observing the relationship between the artist, intellectual and bourgeois, and
national life in each context and interpreting the function of music in relation to reality, as an
agent of history, as a tool for describing history and as a source for its study. Our theoretical
bases were the studies of Theodor Adorno, Walter Benjamin and György Lukács, in addition
to other contemporary scholars who claim the same critical tradition. We concluded that the
song played a determining role in social life both at the time, contributing to the enlightenment
of the masses, as well as today, being cultural baggage of an imperitable collective imagination. | en |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|