Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Reis, Maria da Glória Magalhães dos | pt_BR |
dc.contributor.author | Lages, Mary Andrea Xavier | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-29T18:48:44Z | - |
dc.date.available | 2024-01-29T18:48:44Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-29 | - |
dc.date.submitted | 2022-08-29 | - |
dc.identifier.citation | LAGES, Mary Andrea Xavier. Teatro bilíngue: o fazer teatral com surdos e não surdos nos espetáculos Crepúsculo do tormento e O grito da gaivota. 2022. 169 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47564 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese apresenta aspectos relacionados às inúmeras perspectivas sobre Teatro Surdo no
Brasil, considerando a cultura surda como ponto principal na realização desse fazer teatral, a
partir das plurais identidades surdas e não surdas envolvidas no ato cênico. Minhas experiências
e vivências como atriz nos espetáculos Crepúsculo do Tormento e O Grito da Gaivota são aqui
descritas, contextualizando as práticas teatrais compartilhadas tanto na operacionalização
cênica quanto na observação do desenvolvimento das peças produzidas pelo Coletivo de Teatro
En Classe et en Scène. A pesquisa tem como objetivo geral analisar o teatro bilíngue com
Surdos e Não Surdos, nos espetáculos Crepúsculo do Tormento e o Grito da Gaivota, em uma
perspectiva cultural e identitária; e, como objetivos específicos: teorizar o Teatro em uma
perspectiva Política e Emancipatória; descrever algumas identidades surdas, mostrando como
estas se manifestam no processo de construção teatral; mostrar como o Teatro Surdo pode
contribuir no processo de emancipação de Surdos e Não Surdos por meio das culturas em
contato; discutir os processos de montagens cênicas e de iluminação dos referidos espetáculos;
discorrer sobre a Direção teatral Surda do espetáculo O Grito da Gaivota. Quanto aos processos
metodológicos, a pesquisa possui abordagem qualitativa, valendo-se da observação
participante, empregando-se o roteiro de entrevista semiestruturada. O lócus da pesquisa foi a
Universidade de Brasília – UnB, onde o Coletivo de Teatro En Classe Et en Scène apresenta e
produz seus espetáculos. Para a coleta de dados, utilizou-se a câmera de vídeo para as filmagens
em Língua de Sinais, que foram, posteriormente, interpretadas e transcritas para a Língua
Portuguesa. Por fim, minhas experiências e vivências como atriz e pesquisadora ampliaram meu
entendimento de um olhar para o outro a partir de uma perspectiva política, cultural, linguística
e identitária de sujeitos que se impõem pela diferença: os Surdos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Teatro bilíngue : o fazer teatral com surdos e não surdos nos espetáculos Crepúsculo do tormento e O grito da gaivota | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro bilíngue | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pessoas com deficiência auditiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pessoas com deficiência auditiva - cultura | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis presents aspects related to the numerous perspectives on Deaf Theater in Brazil,
considering the deaf culture as the main point in the realization of this theatrical act, from the
plural deaf and non-deaf identities involved in the scenic act. My experiences as an actress in
the plays Crepúsculo do Tormento (Torment Twilight) and O Grito da Gaivota (The cry of the
gull) are described here, contextualizing the theatrical practices shared both in the scenic
operationalization and in the observation of the development of the plays produced by the En
Classe et en Scène Theater Collective. The research has as a general objective: to analyze the
bilingual theater with Deaf and Non-Deaf people, in the plays Crepúsculo do Tormento and O
Grito da Gaivota, from a cultural and identity perspective; and, as specific objectives: to
theorize Theater under a Political and Emancipatory perspective; to describe some deaf
identities, showing how they manifest themselves in the process of theatrical construction; to
show how Deaf theater can contribute to the process of emancipation of Deaf and non-Deaf
people by means of cultures in contact; to discuss the processes of scenic and lighting staging
of these shows; to discuss the Deaf theatrical direction of the play O Grito da Gaivota. As for
the methodological processes, the research has a qualitative approach, making use of participant
observation, by means of a semi-structured interview script. The research locus was the
University of Brasília – UnB, where the Theater Collective En Classe Et en Scène presents and
produces its shows. For data collection, a video camera was used to record in Sign Language,
which was later interpreted and transcribed into Portuguese. Finally, my experiences as an
actress and researcher have broadened my understanding of how to look at the other from a
political, cultural, linguistic and identity perspective of subjects who impose themselves by
their difference: the Deaf. | en |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|