Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Negri, Camilo | pt_BR |
dc.contributor.author | Felix, Isabella de Sá | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-01T20:24:04Z | - |
dc.date.available | 2024-02-01T20:24:04Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-01 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-20 | - |
dc.identifier.citation | FELIX, Isabella de Sá. Ditadura e formação cidadã através da escola: um estudo comparativo do material didático escolar argentino e brasileiro. 2023. [145] f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47655 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Estudos Latino-Americanos, Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados Sobre as Américas, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Justiça de Transição, conjunto de mecanismos utilizados para lidar com as
violações de direitos humanos e crimes cometidos durante um Estado não democrático, é um
processo contínuo que se inicia ao fim de um período ditatorial e que, nos casos das ditaduras
mais recentes da América Latina, se estende até os dias atuais. Ancorada em eixos como
memória, reparação e responsabilização (STUTZ E ALMEIDA, 2022), os efeitos da transição
democrática se encontram em diversas esferas da sociedade, sendo uma delas o campo da
educação.
A partir da perspectiva de que um dos papéis fundamentais da educação, tanto no
Brasil quanto na Argentina, é a preparação para a cidadania e a promoção dos valores
democráticos, de quais maneiras é possível observar esses objetivos nos materiais
pedagógicos de cada país? A pesquisa apresenta os resultados de uma investigação dos livros
didáticos e documentos educacionais brasileiros e argentinos, se concentrando nos discursos
apresentados, seja em capítulos ou tópicos, acerca das ditaduras militares. Os resultados
evidenciaram distâncias consideráveis nas abordagens dos materiais dos dois países.
Os capítulos teóricos abordam os eixos da Justiça de Transição e como eles se
desenvolveram em cada país, enquanto os capítulos finais se concentram nas análises dos
materiais como a Base Nacional Comum Curricular, os Núcleos de Aprendizaje Prioritarios e
os livros didáticos, que revelaram diferenças significativas nas abordagens discursivas.
Concluiu-se que os livros brasileiros apresentam uma heterogeneidade nos discursos, muitos
ocultando os agentes responsáveis pelos crimes contra a humanidade, enquanto os argentinos
apresentam uma visão uniformemente crítica ao período militar. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ditadura e formação cidadã através da escola : um estudo comparativo do material didático escolar argentino e brasileiro | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cidadania | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ditadura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Currículo educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Argentina - educação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Transitional Justice, a set of mechanisms used to deal with human rights violations
and crimes committed during a non-democratic State, is a continuous process that begins at
the end of a dictatorial period and which, in the cases of the most recent dictatorships in
America Latin, extends to the present day. Anchored in axes such as memory, reparation and
accountability (STUTZ E ALMEIDA, 2022), the effects of the democratic transition are
found in different spheres of society, one of which is the field of education.
From the perspective that one of the fundamental roles of education, both in Brasil
and in Argentina, is the preparation for citizenship and the promotion of democratic values, in
what ways is it possible to observe these objectives in the pedagogical materials of each
country? The research presents the results of an investigation of Brazilian and Argentine
textbooks and educational documents, focusing on the discourses presented, whether in
chapters or topics, about military dictatorships. The results showed considerable distances in
the approaches to the materials of the two countries.
The theoretical chapters address the axes of Transitional Justice and how they
developed in each country, while the final chapters focus on the analysis of materials such as
the Base Nacional Comum Curricular, Núcleos de Aprendizaje Prioritarios and textbooks,
which revealed significant differences in discursive approaches. It was concluded that
Brazilian books present a heterogeneity in the discourses, many hiding the agents responsible
for crimes against humanity, while the Argentine ones present a uniformly critical view of the
military period. | en |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Sociais (ICS) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Estudos Latino-americanos (ICS ELA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - Estudos Comparados sobre as Américas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|