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Título: Processo sucessório em empresas familiares : uma leitura comunicacional, a partir do pensamento sistêmico
Outros títulos: Family businesses succession process : a communicational reading according to system thinking
Proceso de sucesión en las empresas familiares : una lectura comunicacional deacuerdo com el pensamento sistêmico
Autor(es): Rosário, Ivone Maria Correia de Almeida Pires do
Dias, Robson
Gomes, Victor Márcio Laus Reis
Curvello, João José Azevedo
Afiliação do autor: Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade de Brasília
Assunto: Comunicação organizacional
Processo sucessório familiar
Comunicação estratégica
Data de publicação: 11-Ago-2023
Editora: Universidade Estadual da Paraíba
Referência: ROSARIO, Ivone Maria Correia de Almeida Pires do et al. Processo sucessório em empresas familiares: uma leitura comunicacional, a partir do pensamento sistêmico. Qualitas Revista Eletrônica, [S. l.], v. 23, n.1, p.147-163, jan./abr, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.18391/req.v23i1.5964. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/QUALITAS/article/view/2463.
Resumo: O artigo teórico, exploratório, qualitativo, interpreta o processo sucessório em empresa familiar a partir do arcabouço teórico do Pensamento Sistêmico, em Niklas Luhmann, que tem como viés a construção da realidade com base na interação e na comunicação. O processo sucessório familiar é um tema de ampla investigação na Administração, mas em Comunicação ainda é pouco estudado. A empresa familiar possui contratos reificados na Cultura Organizacional que são colocados em cheque em processos de troca de lideranças, fusões, transição de forma jurídica (responsabilidade limitada, sociedade anônimas, capital aberto) e profissionalização da gestão. O planejamento para a sucessão de gerações costuma ter desafios a serem enfrentados por empresas familiares locais, regionais, nacionais e multinacionais. No artigo, analisamos o fenômeno a partir de variáveis como nepotismo, paternalismo, protecionismo, comodismo, relacionamento com públicos, circulação de informação organizacional, presença (ou não) de planejamento, identificadas em Rosário (2016). Utilizamos a baliza da Comunicação Organizacional como fenômeno, como processo e como sistema (CURVELLO, 2009). O objetivo é o de ofertar uma interpretação da comunicação e das organizações como sistemas complexos: uma leitura comunicacional da estratégia (GOMES, 2014) nesses processos sucessórios.
Abstract: The theoretical, exploratory, qualitative article interprets the succession process in a family business from the theoretical framework of Systemic Thinking, in Niklas Luhmann, whose bias is the construction of reality based on interaction and communication. The family succession process is a subject of ample investigation in the Administration, but in Communication: it is still little studied. The family company has reified contracts in the Organizational Culture that are placed in check in processes of leadership change, mergers, legal transition (limited liability, joint stock company, open capital) and professional management. Generational succession planning often has challenges for local, regional, national, and multinational family businesses. In the article, we analyse the phenomena from variables such as nepotism, paternalism, protectionism, comfort, relationship with publics, circulation of organizational information, presence (or not) of planning. We use the Beacon of Organizational Communication as a phenomenon, as a process and as a system (CURVELLO, 2009). The objective is to offer an interpretation of communication and of organizations as complex systems: a communicational reading (GOMES, 2014) of these succession processes.
Resumen: El artículo teórico, exploratorio, cualitativo, interpreta el proceso sucesorio en empresa familiar a partir del marco teórico del Pensamiento Sistémico, en Niklas Luhmann, que tiene como sesgo la construcción de la realidad con base en la interacción y en la comunicación. El proceso sucesorio familiar es un tema de amplia investigación en la Administración, pero en Comunicación todavía es poco estudiado. La empresa familiar posee contratos rectificados en la Cultura Organizacional que se colocan en cheque en procesos de intercambio de liderazgos, fusiones, transición de forma jurídica (responsabilidad limitada, sociedad anónima, capital abierto) y profesionalización de la gestión. La planificación para la sucesión de generaciones suele tener desafíos a ser enfrentados por empresas familiares locales, regionales nacionales y multinacionales. En el artículo, analizamos fenómenos a partir de variables como el nepotismo, paternalismo, proteccionismo, comodidad, relación con públicos, circulación de información organizacional, presencia (o no) de planificación. Utilizamos la baliza de la Comunicación Organizacional como fenómeno, como proceso y como sistema (CURVELLO, 2009). El objetivo es el de ofrecer una interpretación de la comunicación y de las organizaciones como sistemas complejos: una lectura comunicacional de la estratégia (GOMES, 2014) de esos procesos sucessórios.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Comunicação (FAC)
Departamento de Jornalismo (FAC JOR)
Licença: (CC BY NC ND) Copyright (c) 2023 QUALITAS REVISTA ELETRÔNICA Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: https://revista.uepb.edu.br/QUALITAS/article/view/2463. Acesso em: 07 fev. 2024.
DOI: http://dx.doi.org/10.18391/req.v23i1.5964
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