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2019_RayaneMariaCamposLacourt.pdf1,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorScherer, Magda Duarte dos Anjos-
dc.contributor.authorLacourt, Rayane Maria Campos-
dc.date.accessioned2024-02-08T22:41:24Z-
dc.date.available2024-02-08T22:41:24Z-
dc.date.issued2024-02-08-
dc.date.submitted2019-08-12-
dc.identifier.citationLACOURT, Rayane Maria Campos. Caminhos do medicamento: processo de trabalho da assistência farmacêutica em emergência hospitalar. 2019. 119 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47719-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEm hospitais universitários mostrou a existência de tensões nas relações entre a unidade de emergência e a farmácia de um dos hospitais. Nesse contexto, esse trabalho tem por objetivo analisar o processo de trabalho da assistência farmacêutica na relação das unidades de emergência e farmácia de um hospital universitário, tendo a ergologia como referencial teórico. Buscou-se caracterizar os serviços, descrever a organização do trabalho e identificar facilidades, dificuldades e estratégias para o trabalho envolvendo medicamentos. Realizou-se um estudo qualitativo cujos dados foram coletados por observações flutuantes e entrevistas semiestruturadas com profissionais de nível superior, técnico, auxiliares e terceirizados. As anotações de campo e entrevistas foram analisadas no software Atlas.TI por análise temática guiada por categorias previamente definidas das quais emergiram subcategorias. Na organização, verificou-se a existência de quatro espaços distintos, almoxarifado, fracionamento, dispensação e emergência, com funções específicas que integram todo o processo. As facilidades encontradas foram referidas por trabalhadores de ambos os setores, sendo elas o trabalho em equipe e as boas relações interpessoais, a experiência e sistema de prescrição eletrônica. Quanto às dificuldades, observou-se a existência de especificidades para grupos de trabalhadores, a exemplo das dificuldades para a compra de medicamentos, falta de material para fracionamento, escala de farmacêuticos à noite e nos fins de semana para a dispensação e demora na distribuição para a emergência. Identificou-se, entretanto, que o sistema informatizado inadequado e a falta de medicamentos provocam dificuldades para todos os envolvidos, aprofundando tensões relacionais entre as unidades. Compreende-se que há uma fragmentação no processo de trabalho, distanciando os serviços da farmácia, que tem um caráter logístico e gerencial forte com participação clínica limitada à análise de prescrições e informações via telefone ou balcão, e a emergência, que possui necessidades de provimento variadas em vista do público que atende e demandas clínicas com os quais os farmacêuticos poderiam contribuir.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCaminhos do medicamento : processo de trabalho da assistência farmacêutica em emergência hospitalarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAssistência farmacêuticapt_BR
dc.subject.keywordServiço de Farmácia Hospitalarpt_BR
dc.subject.keywordServiço hospitalar de emergênciapt_BR
dc.description.abstract1A multicenter survey conducted at university hospitals showed tensions in the relationship between the emergency unit and the pharmacy of one of the hospitals. Therefore, this paper aims to analyze the work process of pharmaceutical care in the relationship of emergency and pharmacy units of a university hospital, using ergology as a theoretical framework. We sought to characterize the services, describe the organization of work and identify facilities, difficulties and strategies for work involving medicines. A qualitative study was conducted and the data were collected by observations and semi-structured interviews with Bachelor's degree, technical, auxiliary and outsourced professionals. Field notes and interviews were analyzed in the Atlas.TI software by thematic analysis. Previously defined categories, from which subcategories emerged, guided the analysis. In the organization, it was verified the existence of four distinct physical places, warehouse, fractionation, dispensation and emergency, with specific functions that integrate the whole process. The facilities found were mentioned by workers from both sectors, such as teamwork and good interpersonal relationships, experience and electronic prescription system. As for the difficulties, it was observed the existence of specificities for groups of workers, such as interviews for the purchase of medicines, lack of material for fractionation, scale of pharmacists at night and on weekends for dispensing and delayed distribution for the emergency. However, it was identified that the inadequate computerized system and the lack of medicines cause difficulties for all involved, deepening relational tensions between the units. Therefore, it is understood that there is a fragmentation in the work process, distancing the pharmacy services, which has a strong logistic and managerial character with clinical participation limited to the analysis of prescriptions and information via telephone or counter, and the emergency, which has needs varied in view of the public it serves and the clinical demands that pharmacists could contribute to.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Ciências da Saúde (FS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Saúde Coletivapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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