Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Santos, Rita de Cássia Leal Fonseca dos | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira Júnior, Edir Lopes de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-16T21:03:24Z | - |
dc.date.available | 2024-02-16T21:03:24Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-16 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-16 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA JUNIOR, Edir Lopes de. Análise comparativa do custo-efetividade dos componentes “aluguel social” e “casa a custo zero” do Programa para ter onde morar do estado de Goiás. 2023. 51 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47772 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa realiza uma análise comparativa do custo-efetividade dos componentes
“Aluguel Social”, instituído pela Lei Estadual nº 21.186, de 30 de novembro de 2021, e “Casa
a Custo Zero”, instituído pela Lei Estadual nº 21.219, de 29 de dezembro de 2021, dentro do
Programa Para Ter Onde Morar do Estado de Goiás, com recursos do Fundo de Proteção Social
do Estado de Goiás - PROTEGE GOIÁS, tendo como objetivo o combate ao déficit habitacional
no Estado. O primeiro programa consiste em um auxílio financeiro mensal para famílias de
baixa renda que não têm condições de arcar com o aluguel de uma moradia. O segundo consiste
na entrega de uma casa, sem qualquer ônus ao beneficiário, para famílias vulneráveis, que não
têm condições de realizar um financiamento imobiliário e têm renda de até 1(um) salário
mínimo. A pesquisa utilizou dados produzidos pela Agência Goiana de Habitação (AGEHAB),
por meio da aplicação do Questionário Socioeconômico, bem como das informações oriundas
dos Relatórios Sociais, elaborados a partir de visitas domiciliares com aplicação de entrevista
social por assistentes sociais da Coordenadoria de Assistência Social da Agência. Também
foram utilizadas informações constantes dos Relatórios de Avaliação e Monitoramento
trimestrais e no Diagnóstico Social, todos elaborados pela Coordenadoria de Assistência Social
da AGEHAB. Igualmente relevantes foram os dados do Informe Técnico do Déficit
Habitacional com base nos dados do CadÚnico de 2021, calculados pelo Instituto Mauro Borges
(IMB) para cálculos sobre questões sociais que envolvem a população de menor renda e maior
vulnerabilidade social. Os resultados indicam evidências de que o "Aluguel Social" é um
programa mais custo-eficiente no curto e médio prazo do que a construção de "casas a custo
zero", além de reduzir o déficit habitacional em níveis mais significativos. Os resultados da
pesquisa sugerem ainda que o "Aluguel Social" é uma política pública mais eficaz no combate
ao déficit habitacional no Estado de Goiás, o que gera a reflexão acerca do seu fortalecimento
e ampliação, com o objetivo de atender um número maior de famílias. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Análise comparativa do custo-efetividade dos componentes “aluguel social” e “casa a custo zero” do Programa para ter onde morar do estado de Goiás | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Déficit habitacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Custo-efetividade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programas sociais - análise | pt_BR |
dc.subject.keyword | Goiás (Estado) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research conducts a comparative cost-effectiveness analysis of the "Social Rent",
established by State Law nº 21,186 of November 30, 2021, and "Zero Cost House", established
by State Law nº 21,219 of December 29, 2021, within the "To Have a Home" Program of the
State of Goiás, with resources from the State of Goiás Social Protection Fund - PROTEGE
GOIÁS, with the objective of combating the housing deficit in the State. The first program
consists of a monthly financial aid for low-income families who cannot afford to pay rent for a
home. The second consists of the delivery of a house, without any burden on the beneficiary,
to vulnerable families, who cannot afford to finance a home and have an income of up to 1
(one) minimum wage. The research used data produced by the Goiana Housing Agency
(AGEHAB), through the application of the Socioeconomic Questionnaire, as well as
information from the Social Reports, prepared from home visits with the application of a social
interview by social workers from the Agency's Social Assistance Coordination. It also used
information contained in the quarterly Evaluation and Monitoring Reports and in the Social
Diagnosis, all prepared by the AGEHAB Social Assistance Coordination. Equally relevant were
the data from the Technical Report on the Housing Deficit based on the 2021 CadÚnico data,
calculated by the Mauro Borges Institute (IMB) for calculations on social issues involving the
population with the lowest income and the highest social vulnerability. The results indicate
evidence that "Social Rental" is a more cost-effective program in the short and medium term
than the construction of "zero cost houses", in addition to reducing the housing deficit at more
significant levels. The research results also suggest that "Social Rental" is a more effective
public policy in combating the housing deficit in the State of Goiás, which generates reflection
on its strengthening and expansion, with the objective of serving a larger number of families. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Economia (FACE ECO) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|