Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Ribeiro, José Mauro Barbosa | pt_BR |
dc.contributor.author | Jesus, Cleiton de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-22T20:05:30Z | - |
dc.date.available | 2024-02-22T20:05:30Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-22 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-12 | - |
dc.identifier.citation | JESUS, Cleiton de. Brecht na quebrada: uma experiência artístico-pedagógica na comunidade escolar do Centro de Ensino Médio 02 de Ceilândia. 2023. 131 f., il. (Mestrado Profissional em Arte ) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47850 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como objeto de estudo o projeto “Brecht na Quebrada: uma
experiência artístico-pedagógica na comunidade escolar do (CEM) 02 de Ceilândia”. O público
alvo deste estudo foram os alunos do 1º, 2º e 3º anos do ensino, os alunos egressos, a escola e
a comunidade. Objetivou-se relatar o processo de ensino e aprendizagem desta experiência
artística. A proposta pedagógica foi realizada a partir da discussão da diversidade étnico-racial
e de gênero, por meio da linguagem teatral brechtiana, iniciada no ano de 2020 e finalizada no
final de 2022, somada à trajetória do docente-pesquisador. Respaldou-se em documentos
educacionais (Eixos Contemporâneos Transversais e no Currículo em Movimento da Secretária
de Estado de Educação do Distrito Federal). A proposta surgiu com o intuito de continuar o
debate e a teatralização sobre os casos de racismo e de violência de gênero que ocorreram na
comunidade escolar em 2019. Como arcabouço teórico foram trazidos para o dialógo
referencias como Paulo Freire, Dermival Saviani, Bertolt Brecht, dentre outros. Este
trabalhado não é delimitado em uma metodológia específica. Como recursos e procedimentos
metodológicos foram utilizados elementos cênicos do teatro épico de Brecht e outros recursos
como: o diário de bordo, as entrevistas, os livros pedagógicos, os documentos educacionais, as
legislações, o Google Formulários, o Google Classroom, o registro de áudio/vídeo, a mídia
digital e impressa. A escrita considerou o referencial teórico; a inserção da minha trajetória
artística e pedagógica; os experimentos teatrais dividios em ciclos de experiências; o diálogo
estabelecido com os alunos, os professores e a comunidade escolar. Os principais resultados
obtidos foram: a aproximação da escola com a comunidade, o debate crítico e construtivo sobre
problemas sociais vividos na comunidade escolar, a formação de plateia, o desenvolvimento
social, artístico e profissional dos alunos participantes. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Brecht na quebrada : uma experiência artístico-pedagógica na comunidade escolar do Centro de Ensino Médio 02 de Ceilândia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brecht, Bertolt, 1898-1956 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Diversidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro Brechtiano | pt_BR |
dc.subject.keyword | Experiência artística | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Este trabajo tuvo como objeto de estudio el proyecto "Brecht na Quebrada: uma
experiência artístico-pedagógica na comunidade escolar do (CEM) 02 de Ceilândia". El público
objetivo de este estudio fueron los alumnos de 1º, 2º y 3º año de la escuela, los estudiantes y
graduados, la escuela y la comunidad. O objetivo foi relatar o processo de ensino e aprendizado
desta experiência artística. La propuesta pedagógica se realizó a partir de la discusión de la
diversidad étnico-racial y de género, a través del lenguaje teatral brechtiano, se inició en el año
2020 y finalizó a fines de 2022, sumado a la trayectoria del docente-investigador. Se basó en
documentos educativos (Ejes Transversales Contemporáneos y el Plan de Estudios en
Movimiento de la Secretaría de Educación del Distrito Federal). La propuesta surgió con la
intención de continuar el debate y la teatralidad sobre los casos de racismo y violencia de género
ocurridos en la comunidad escolar en 2019. Como marco teórico fueron traídos al diálogo
referentes como Paulo Freire, Dermeval Saviani, Bertolt Brecht, entre otros. Este trabajo no se
delimita en una metodología específica. Como recursos y procedimientos metodológicos se
utilizaron elementos escénicos del teatro épico de Brecht y otros recursos como: el cuaderno de
bitácora, entrevistas, libros educativos, documentos educativos, legislación, Google Forms,
Google Classroom, grabación de audio/video, medios digitales e impresos. La escritura
consideró la referencia teórica; la inserción de la trayectoria artística pedagógica del
investigador; los experimentos teatrales divididos en ciclos de experiencias; el diálogo
establecido con los alumnos, los profesores y la comunidad escolar. Los principales resultados
obtenidos fueron: la aproximación de la escuela con la comunidad, el debate crítico y
constructivo sobre problemas sociales vividos en la comunidad escolar, la formación de un
público, el desarrollo social, artístico y profesional de los alumnos participantes. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|