Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Costa, Clarice da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Elisa Mariana | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-22T20:05:30Z | - |
dc.date.available | 2024-02-22T20:05:30Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-22 | - |
dc.date.submitted | 2023-08-21 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Elisa Mariana. Arte de fibra: tecendo experiências artístico-pedagógicas com fios. 2023. 82 f. (Mestrado Profissional em Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47853 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A proposta artístico-pedagógica aqui apresentada exalta a importância da experiência
autobiográfica como um método alternativo de atuação nos fazeres e nos estudos dos saberes
manuais têxteis. A metodologia, nomeada como cartografia amadora, foi desenvolvida para
reconhecer e afirmar o meu lugar enquanto sujeito integrante das tradições manuais têxteis e
com a intenção de conectar os eixos de ensino, pesquisa e extensão em artes. Para tal finalidade,
este estudo parte do marco teórico das obras de Luciana Loponte, no que tange às questões
entre gênero, classe e educação; Ana Paula Simioni, para tramar as relações históricas entre
arte e gênero no Brasil; Julia Bryan-Wilson, como referência na investigação das histórias do
artesanato e das práticas colaborativas em países do continente americano. As atividades
desenvolvidas foram ancoradas na manipulação de fios como dispositivo de provocação
inventiva e sensibilização estética. Entre os anos de 2021 e 2022, esse processo pessoal e
coletivo, que ocorreu em três locais distintos, foi acompanhado, sistematizado e descrito. Os
desdobramentos guiados pelas referências teóricas e práticas compartilhadas através dos
grupos de pesquisa “O sensível e as artes manuais têxteis”, do Instituto URDUME, foram
aplicados no Grupo de Pesquisa e Extensão Teatro Ludos e readaptados para a realidade
docente vivenciada na Escola Parque 210/211 Sul, em Brasília. O resultado desse processo
gerou a ambientação cênica do espetáculo Bordados, uma produção que tem em sua
materialidade a síntese testemunhal dos procedimentos pensados e desenvolvidos ao longo
desse período. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Arte de fibra : tecendo experiências artístico-pedagógicas com fios | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte téxtil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Questões de gênero | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Experiências vivenciais | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The artistic-pedagogical proposal presented here emphasizes the importance of
autobiographical experience as an alternative method of engagement in the practices and studies
of textile craftsmanship. The methodology, named amateur cartography, was developed to
recognize and affirm my position as a participant in textile craft traditions and with the intention
of connecting the axes of teaching, research, and extension in the arts. For this purpose, this
study is based on the theoretical framework of the works of Luciana Loponte, regarding issues
of gender, class, and education; Ana Paula Simioni, to weave the historical relationships
between art and gender in Brazil; Julia Bryan-Wilson, as a reference in the investigation of craft
histories and collaborative practices in countries across the Americas. The activities developed
were anchored in the manipulation of threads as a device for inventive provocation and aesthetic
sensitization. Between the years 2021 and 2022, this personal and collective process, which
took place in three different locations, was monitored, systematized, and described. The
developments guided by theoretical references and practices shared through the research groups
"The Sensitive and Textile Manual Arts," from the URDUME Institute, were applied in the
Research and Extension Group Teatro Ludos and adapted to the teaching reality experienced at
the Escola Parque 210/211 Sul in Brasília. The result of this process generated the scenic setting
of the play "Bordados" (Embroideries), a production that has in its materiality the testimonial
synthesis of the procedures conceived and developed during this period. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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