Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Abreu, Delmary Vasconcelos de | pt_BR |
dc.contributor.author | Martins, Jaqueline dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-23T19:35:42Z | - |
dc.date.available | 2024-02-23T19:35:42Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-23 | - |
dc.date.submitted | 2023-02-09 | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Jaqueline dos Santos. Memorial musicobiográfico como mediação pedagógica na prática docente. 2023. 121 f., il. (Mestrado Profissional em Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47862 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objeto de estudo o memorial musicobiográfico, dispositivo que
é fonte de saberes docentes, com potencial para uso na mediação pedagógica,
considerando a musicobiografização como processo de formação e compreensão das
práticas docentes. O interesse pelo tema surge a partir da necessidade de
compreender minhas práticas como docente de música e do desejo de aprimorá-las.
As questões que norteiam este trabalho partem do entendimento de que os saberes
da experiência, adquiridos ao longo das vivências com a música, influenciam os
modos de atuação em sala de aula. Assim, pensando em como tenho trabalhado com
os alunos e considerando o lugar que a voz cantada vem assumindo nas aulas, busco
compreender minhas práticas. A partir da experiência com a música e do que
compreendo com o memorial, me pergunto como poderia refigurar minhas ações.
Desse modo, o objetivo principal deste trabalho consiste em desvelar a
musicobiografização como mediação pedagógica na aula de música tendo como
desdobramentos específicos compreender o potencial formativo do memorial
musicobiográfico e elucidar as práticas musicais como experiência musicobiográfica
no exercício da docência de música. Os caminhos metodológicos se definem na
aproximação entre a pesquisa (auto)biográfica e o campo da educação musical, sendo
adotada a abordagem da pesquisa-ação-formação abarcando como fontes o memorial
formativo, a reflexividade narrativa, a formação e a autoformação. O embasamento
teórico parte dos estudos de Maria da Conceição Passeggi, com as dimensões do
sujeito (auto)biográfico, e Paul Ricoeur, com a teoria da tríplice mimese para o
referencial teórico analítico. As contribuições do trabalho consistem na elucidação de
abordagens pedagógicas que surgem com a construção do memorial
musicobiográfico, que se configura como um material elaborado a partir de um
processo reflexivo e formativo, que possibilita a compreensão de saberes da docência
e impacta a mediação pedagógica. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Memorial musicobiográfico como mediação pedagógica na prática docente | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música - instrução e estudo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Prática docente | pt_BR |
dc.subject.keyword | Musicobiografização | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work has as object of study the musicobiographical memorial, a device that is a
source of teaching knowledge, with potential for use in pedagogical mediation,
considering musicobiography as a process of formation and understanding of teaching
practices. The interest in the theme arises from the need to understand my practices
as a music teacher and the desire to improve them. The questions that guide this work
come from the understanding that the knowledge of experience, acquired throughout
the experiences with music, influence the ways of acting in the classroom. Thus,
thinking about how I have been working with students and considering the place that
the sung voice has been assuming in the classroom, I seek to understand my practices.
Based on my experience with music and on what I understand from the memorial, I
ask myself how I could refigure my actions. Thus, the main goal of this work is to unveil
the musicobiography as pedagogical mediation in the music class and, as specific
unfoldings, to understand the formative potential of the musicobiographical memorial
and to elucidate the musical practices as a musicobiographical experience in the
exercise of music teaching. The methodological paths are defined in the approximation
between (auto)biographical research and the field of music education, adopting the
research-action-training approach, including as sources the formative memorial,
narrative reflexivity, training and self-training. The theoretical basis is based on Maria
da Conceição Passeggi's studies, with the dimensions of the (auto)biographical
subject, and Paul Ricoeur's theory of triple mimesis for the theoretical-analytical
referential. The contributions of the work consist in the elucidation of pedagogical
approaches that arise with the construction of the musicobiographical memorial, which
is configured as a material elaborated from a reflective and formative process, which
enables the understanding of knowledge of teaching and impacts pedagogical
mediation. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|