Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de | pt_BR |
dc.contributor.author | Castro, Lya Maria Paiva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-23T19:35:43Z | - |
dc.date.available | 2024-02-23T19:35:43Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-23 | - |
dc.date.submitted | 2023-01-19 | - |
dc.identifier.citation | CASTRO, Lya Maria Paiva. Arte com celular: dispositivos moveis em aulas de arte no Ensino Fundamental. 2023. 107 f., il. (Mestrado Profissional em Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47869 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O celular pode ser uma ferramenta com muitas possibilidades de interação pedagógica na sala
de aula de Artes, mas ainda é pouco explorado. Nesse contexto, a presente pesquisa objetiva
analisar as potencialidades e os desafios de uma proposta pedagógica que adota o celular e
dispositivos móveis em aulas de arte em ações arte/educativas realizadas no Ensino
Fundamental, séries finais. O presente trabalho integra o programa de pós-graduação na linha
de pesquisa processos de ensino, aprendizagem e criação em artes do Mestrado Profissional em
Artes - Prof-Artes (UnB). A proposta pedagógica Arte com Celular foi realizada em uma escola
da rede pública do Distrito Federal com alunos do 6º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental. A
elaboração, realização e reflexão sobre essa proposta adota o Sistema Triangular Digital
(CUNHA, 2008) como embasamento teórico e metodológico. O ciclo de ação-reflexão sobre a
realização da proposta adota princípios da pesquisa-ação segundo McNiff e Whitehead (2006).
A proposta pedagógica foi estruturada em quatro etapas: Desenho, Elaboração da Identidade,
Narrativas Digitais e Exposição. O processo de ensino, aprendizagem e produção artística foi
descrito e discutido. Seus resultados apontam para a receptividade, criatividade e reflexão sobre
as produções artísticas realizadas. O uso do celular na experiência estética comprovou ser
possível e motivador e o embasamento metodológico do Sistema Triangular Digital manifestou
a presença do desenvolvimento autônomo dos estudantes e sua capacidade de reflexão crítica.
Espera-se que esta proposta, discutida e reestruturada, possa vir a servir de inspiração para o
ensino de arte na escola e em outros contextos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Arte com celular : dispositivos moveis em aulas de arte no Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte e tecnologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte e educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dispositivos móveis | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The cell phone can be a didactic resource with many uses for pedagogical interaction in the art
classroom, but it still needs to be explored. In this context, this graduate final report aims to
analyze the challenges and possibilities of a pedagogical proposal that adopts cell phones and
mobile devices in Elementary School art classes. The investigation is graduate research
developed in Mestrado Profissional em Artes - Prof-Artes, Universidade de Brasília, Brazil, in
the art research line's teaching, learning, and creation processes. The Arte com Celular
pedagogical proposal takes place in a public school in Brasília, Federal District, with sixth,
seventh, and ninth-grade students. The elaboration, implementation, and reflection on this
proposal adopt the Digital Triangular Approach (CUNHA, 2008) as a theoretical and
methodological framework. Furthermore, the research methodology adopts the cycle of actionreflection–action according to McNiff and Whiteheads' (2006) action-research principles. The
pedagogical proposal has four phases: Drawing, Identity Elaboration, Digital Narratives, and
Exhibition. The research findings discuss the teaching, learning, and artistic production process
and indicate receptivity, creativity, and reflection on artistic objects. The use of cell phones in
the aesthetic experience proved to be possible and motivating. This proposal could be discussed
and restructured in the future and may serve as an inspiration for teaching art at school and in
other contexts. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|