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Título : A estética nas aulas de português como segunda língua : um estudo de caso
Autor : Luz, Mônica Rodrigues da
Orientador(es):: Santos, Percília Lopes Cassemiro dos
Assunto:: Cultura
Estética
Ensino - meios auxiliares
Língua portuguesa - estudo e ensino
Linguagem e línguas - estudo e ensino
Fecha de publicación : 2007
Citación : LUZ, Mônica Rodrigues da. A estética nas aulas de português como segunda língua: um estudo de caso. 2007. 155 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumen : O objetivo deste estudo foi verificar a recepção de uma proposta estética para as aulas de Português como Segunda Língua por aluno(a)s estrangeiro(a)s, em um contexto específico, tendo como principais referências teóricas os estudos de Almeida Filho, André, Coelho, Cunha, Gai, Kramsch, Rosenfield e Tosta. A proposta foi desenvolvida em um curso de português para estrangeiros, nível avançado I, de uma instituição localizada em Brasília, sua aplicação foi realizada em quatro aulas de intervenção pela pesquisadora no decorrer do curso, onde a professora regente esteve presente acompanhando todo o processo. O presente estudo configurou-se em um estudo de caso que utilizou procedimentos de base etnográfica para a coleta de dados efetuada por meio de observações realizadas, anteriormente, e durante as aulas de intervenção, aplicação de questionários e entrevistas gravadas em áudio. A elaboração da proposta foi feita pela pesquisadora que a partir de um tema gerador congregou elementos estéticos da produção artística brasileira como: textos literários (conto e poema), música popular, filme, pintura e fotografia. Tendo como base esses elementos estéticos atividades foram apresentadas com o propósito de auxiliar os alunos no desenvolvimento de suas habilidades lingüísticas (ler, ouvir, falar e escrever) em Língua Portuguesa e, também, de explorar questões estéticas como contemplação, percepção, reflexão e opinião. Além disso, as atividades propostas tiveram, também, como propósito promover a interação entre os participantes, abrir espaço para discussões e compartilhar das produções orais e escritas realizadas pelos alunos. Outra preocupação manifestada nesta pesquisa foi a de tentar perceber se o deslocamento desses elementos estéticos que, geralmente, são periféricos, nas aulas de ensino de idiomas, para a posição central na dinâmica das aulas favoreceu o ambiente de ensino e aprendizagem motivando os alunos para aprendizagem da Língua Portuguesa, se provocou um maior interesse dos mesmos pela cultura brasileira e se fomentou mudanças no próprio processo de ensino/aprendizagem colaborando para uma aprendizagem mais autônoma dos alunos. As informações construídas durante a pesquisa sinalizaram uma boa receptividade dos alunos a introdução desses elementos estéticos. No entanto, sinalizaram, também, a necessidade de um tempo maior para o trabalho de intervenção para a obtenção de resultados mais abrangentes. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The purpose of this study was to verify the receptiveness to an aesthetic proposal for Portuguese as second language classes, for foreign student(s) in a specific context. The major theoretical references in the literature were found in the studies of Almeida Filho, André, Coelho, Cunha, Gai, Kramsch, Rosenfield and Tosta. The proposal was piloted in a Portuguese as a foreign language course, advanced level I, held at an institution located in Brasília. The proposal was implemented in four classes taught by the researcher during the language course, semester the with regular teacher present and following the whole process. This study was based on case study methodology, which employed ethnographic tools for data collecting, for instance, observation, questionnaires, and audio recorded interviews. The researcher elaborated on the proposal starting out with a generative theme and congregating aesthetic elements of Brazilian artistic production, such as, literary texts (poem and short story), pop music, a movie, a painting and photography. These aesthetic elements were the basis for underlying all the activities presented by the researcher. The core purpose of presenting these activities was to help students develop their linguistic skills (reading, listening, speaking and writing) in Portuguese, and also, to explore forming aesthetic issues, for instance, contemplation, perception, reflection and opinion. Additionally, the proposed activities aimed at promoting interaction and open discussion among the participants and creating an opportunity for the students to share their own oral and written productions. This research study also attempted to perceive whether the reallocation of aesthetic elements, usually recognized as having a peripheral role in language teaching classes, to the core position in class dynamics, would favor the teaching and learning environment, thus, increasing student’s motivation towards learning Portuguese, enhancing their interest in Brazilian culture, and fomenting any changes in the teaching and learning processes themselves. The data collected and analyzed throughout the research study demonstrated that students responded, in general, positively towards the introduction of these aesthetic elements. More comprehensive results might be obtained if the intervention occurred for a longer period of time.
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2007.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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