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Título: Intenção empreendedora dos alunos dos cursos de biotecnologia no Brasil
Autor(es): Lisboa, Érika de Farias
Orientador(es): Castro-Lucas, Cristina
Assunto: Empreendedorismo - estudo e ensino
Teoria do comportamento planejado
Biotecnologia
Ensino superior
Data de publicação: 27-Fev-2024
Referência: LISBOA, Érika de Farias. 2023. Intenção empreendedora dos alunos dos cursos de biotecnologia no Brasil. 107 f., il. Tese (Doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Existe uma lacuna teórica sobre os fatores que incidem na formação da intenção empreendedora durante o período acadêmico da construção de carreiras. Na área de Biotecnologia esta lacuna é ainda mais importante em função dos currículos que, na maioria das vezes, não abordam conteúdos que poderiam concorrer com o desenvolvimento de competências para empreender. Em revisão sistemática da literatura envolvendo uma das mais importantes bases de dados de artigos científicos, Web of Science, esta lacuna ficou ainda mais evidente. Esta tese tem como objetivo geral analisar os fatores que influenciam a intenção de empreender dos alunos de cursos de graduação em Biotecnologia. Para identificar tais fatores a pesquisa foi conduzida em duas etapas sendo: a primeira, realizada através de survey com alunos dos cursos de graduação em Biotecnologia; a segunda, análise dos depoimentos prestados por empreendedores deste campo de conhecimento. A primeira etapa refere-se a uma abordagem epistemológica positivista e a segunda interpretacionista. Na primeira etapa, os dados foram coletados com o auxílio de questionários onde a intenção empreendedora dos respondentes foi identificada através de mecanismos de captura de percepção dos alunos (escala de Likert). A análise foi realizada com o uso de estatística multivariada em análise fatorial, equações estruturais e regressão múltipla. A variável dependente seguiu outros estudos encontrados na revisão de literatura e foca em fatores que caracterizam a intenção empreendedora. Como variáveis independentes foram utilizados os fatores propostos pela Teoria do Comportamento Planejado, combinada com fatores que definem educação empreendedora. A segunda etapa foi conduzida por meio de depoimentos realizados com empreendedores de modo a perceber quais foram os fatores que convergiram para formar sua intenção empreendedora. As entrevistas foram analisadas com o auxílio da técnica de análise de conteúdo. O objetivo da segunda etapa é corroborar os achados da parte quantitativa e identificar recomendações para que cursos de Biotecnologia possam oferecer a seus graduados alternativas de continuidade de carreira como empreendedores.O estudo inova à medida que aborda um tema ainda não estudado na literatura sobre fatores determinantes de intenção empreendedora e fornece subsídios para o desenvolvimento deste campo de conhecimento de maneira geral, bem como na sistematização do construto educação empreendedora como variável adicional à Teoria do Comportamento Planejado.
Abstract: There is a theoretical gap in the factors that affect the development of entrepreneurial intention in higher education students. In the area of Biotechnology, this gap is even more critical due to the curricula that, in most cases, must address other knowledge that could compete with developing students' skills to become entrepreneurs. This gap became even more evident in a systematic literature review involving one of the most important databases of scientific articles, the Web of Science. Therefore, this thesis has as its primary objective to analyze the factors that influence higher education students’ entrepreneurial intention in the field of Biotechnology. To identify these factors, the research was conducted in two stages: the first, a survey with undergraduate students from the Biotechnology undergrad courses; the second, a content analysis of the testimonies provided by entrepreneurs in this field of knowledge. The first stage refers to a positivist epistemological approach, and the second is interpretative. In the first stage, data were collected using questionnaires where the respondents' entrepreneurial intention was identified through mechanisms to capture students' perceptions (Likert scale). The analysis used multivariate statistics in the form of factor analysis, structural equations, and multiple regression. The dependent variable followed other studies in the literature review and focused on factors that characterize entrepreneurial intention. The factors proposed by the Theory of Planned Behavior were used as independent variables, combined with factors to represent entrepreneurial education. The second stage was conducted through testimonials made with entrepreneurs to realize the influences they received to become entrepreneurs. The interviews were analyzed according to the content analysis protocol. This stage aims to corroborate the quantitative investigation findings of the quantitative phase and identify recommendations for Biotechnology courses to develop entrepreneurial skills. The study innovates as it addresses a theme yet to be studied in the literature on determinants of entrepreneurial intention. It also provides subsidies for developing this field and, particularly, using entrepreneurial education as an additional variable to the Theory of Planned Behavior.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Programa em Rede Multi-Institucional do Pró-Centro-Oeste de Pós-Graduação em Biotecnologia e Biodiversidade, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Biodiversidade (Rede PRÓ-CENTRO-OESTE)
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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