Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Nowak, Jörg | - |
dc.contributor.author | Neves, Lucas do Couto | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-07T01:48:45Z | - |
dc.date.available | 2024-03-07T01:48:45Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-26 | - |
dc.date.submitted | 2024-03-06 | - |
dc.identifier.citation | NEVES, Lucas do Couto. Educadores do campo e movimentos sociais em formação : repercussões da licenciatura em educação do campo em Santo Antônio de Pádua - RJ. 2023. 126 f., il. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47978 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Com o objetivo de analisar as repercussões da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do
Campo da Universidade Federal Fluminense, no município de Santo Antônio de Pádua – RJ, o
presente trabalho foi estruturado em três capítulos. No primeiro capítulo, registramos de forma
crítica o contexto histórico do município em questão; apoiando-nos em aspectos quantitativos
– principalmente, dados estatísticos – e dados qualitativos, bibliografias e outros documentos
que caracterizam o município e a Região Noroeste fluminense, percebemos contradições que
moldam a organização da vida social local. No segundo capítulo, nos aprofundamos em
aspectos teóricos que nos ajudam a entender o movimento da Educação do Campo; nesta parte
do trabalho, dedicamo-nos a compreender a Educação do Campo como proposta contrahegemônica. Para isso, discutimos a matriz de Estado que dialoga com sua proposta, sua
materialidade fundada nos movimentos sociais e, por fim, sua forma e seu conteúdo, dando
ênfase à tríade estruturante campo/políticas públicas/educação. No terceiro capítulo, momento
em que analisamos de fato o curso em questão, usamos como método de coleta de dados
entrevistas semiestruturadas com docentes, estudantes e egressos. O tratamento dos dados foi
realizado a partir da análise de conteúdo, por meio da descrição e sistematização das falas,
permitindo criar uma inferência a partir dos sentidos das palavras e das interrelações entre os
diferentes sujeitos presentes na pesquisa; a partir disso, foi possível compreender que o curso
tem se estruturado a partir de uma dimensão política formativa que preza pelo compromisso
com as classes populares do campo. Ademais, identificamos intervenções realizadas pelos
sujeitos da pesquisa sobre a realidade paduana, principalmente por meio do Tempo
Comunidade, a fim de transformá-la – o que demonstrou que as repercussões que esta
licenciatura tem promovido no município de Santo Antônio de Pádua têm acontecido por meio
da formação de intelectuais orgânicos, isto é, intelectuais dispostos a organizar as vontades e as
ações de sua classe. Contudo, o curso ainda carece de infraestrutura, o que causa instabilidade
nos quantitativos de alunos, além de sofrer com a conjuntura política do país, que não favorece
o avanço de políticas populares. Significa afirmar: ainda que o curso seja extremamente
importante para a região, ele carece de uma consolidação que só virá por meio da luta coletiva. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Educadores do campo e movimentos sociais em formação : repercussões da licenciatura em educação do campo em Santo Antônio de Pádua - RJ | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação de educadores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Movimentos sociais | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In order to analyze the repercussions of the Interdisciplinary Degree in Field Education at the
Universidade Federal Fluminense in the municipality of Santo Antônio de Pádua - RJ, this paper
is structured in three chapters. In the first chapter, we critically describe the historical context
of the municipality in question. Based on quantitative aspects, mainly statistical data, and
qualitative data, bibliographies, and other documents that characterize the municipality and the
Northwestern Region of the state of Rio de Janeiro, we can see the contradictions that shape the
organization of local social life. In the second chapter, we delve into theoretical aspects that
help us understand the Field Education movement. In this part of the work, we dedicate
ourselves to understand rural education as a counter-hegemonic proposal. To do so, we discuss
the State matrix that dialogues with its proposal, its materiality based on social movements and,
finally, its form and content, emphasizing the structuring triad field-public policies-education.
In the third chapter, the moment in which we actually analyze the course in question, we use
semi-structured interviews with professors, students and graduates as a data collection method.
The treatment of the data was carried out based on content analysis, through the description and
systematization of the speeches, allowing us to create an inference from the meaning of the
words and the interrelations between the different subjects present in the research. From this, it
was possible to understand that the course has been structured from a formative political
dimension that values the commitment to the rural popular classes. Moreover, we identified
interventions made by the research subjects on the Paduan reality, mainly through the Tempo
Comunidade, in order to transform it. This has shown that the repercussions that this degree has
promoted in the municipality of Santo Antônio de Pádua have happened through the formation
of organic intellectuals, that is, intellectuals willing to organize the wills and actions of their
class. However, the course still lacks infrastructure, which causes instability in the number of
students, besides suffering from the country's political conjuncture that does not favor the
advancement of popular policies. This means that, even though the course is extremely
important for the region, it still lacks a consolidation that will only come through the collective
struggle of the popular classes. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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