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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/47989
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Title: Análise da eficiência na Educação Básica através de Data Envelopment Analysis (DEA) em dois estágios
Authors: Cordeiro, Leonardo Bastos
Orientador(es):: Lucas, Vander Mendes
Assunto:: Educação básica - análise
Data Envelopment Analysis (DEA)
Eficiência
Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica
Issue Date: 7-Mar-2024
Citation: CORDEIRO, Leonardo Bastos. Análise da eficiência na Educação Básica através de Data Envelopment Analysis (DEA) em dois estágios. 2023. [67] f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Abstract: O presente estudo buscou analisar a eficiência técnica dos 92 municípios fluminenses. Para analisar a eficiência dos municípios foi utilizada a técnica não paramétrica Data Envelopment Analysis (DEA) orientado a output, e regressões logit binária, para estimar o impacto de variáveis ambientais sobre o fator eficiência. Os resultados obtidos indicaram que 19 municípios (20,65% dos 92 municípios) apresentaram escores de eficiência iguais ou maiores que o limiar de eficiência (95%) delimitado, considerados eficientes. O modelo de regressão logit mostrou que as variáveis independentes ambientais na área educacional foi significativa. Nesse aspecto, pode-se concluir pela iminente necessidade de melhorar a qualidade do gasto público com Ensino Fundamental nos municípios contemplados na análise, buscando, nesse aspecto, uma maior observância do Princípio da Eficiência na aplicação dos recursos públicos.
Abstract: The present study aimed to analyze the technical efficiency of the 92 municipalities in the state of Rio de Janeiro. Non-parametric Data Envelopment Analysis (DEA) technique was used to analyze efficiency, while binary logit regressions were employed to estimate the impact of environmental variables on the efficiency factor. The results of the DEA technique indicated that 19 municipalities (20.65% of the 92 municipalities) achieved efficiency scores equal to or higher than the efficiency threshold (95%), thus considered efficient. The regression model showed that higher values for the environmental independent variables was found to be significant. In this regard, it can be concluded that there is an imminent need to improve the quality of public spending on primary education in the analyzed municipalities, aiming for a greater adherence to the Principle of Efficiency in the allocation of public resources.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Economia (FACE ECO)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia, 2023.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional
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