Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/48041
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_CentrosVivenciasLudicas.pdf1,04 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Centro de Vivências Lúdicas - Oficinas Pedagógicas (CVLOPs) : a ludicidade na formação continuada de professores e professoras
Auteur(s): Saraiva, Deise Avelina Felipe
Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da
metadata.dc.identifier.orcid: https://orcid.org/0000-0001-8827-0539
https://orcid.org/000-0002-9808-4577
metadata.dc.contributor.affiliation: Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Assunto:: Educação
História
Ludicidade
Formação continuada
Date de publication: 23-jan-2024
Editeur: Instituto Federal de São Paulo
Référence bibliographique: SARAIVA, Deise Avelina Felipe; SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da. Centro de Vivências Lúdicas - Oficinas Pedagógicas (CVLOPs): a ludicidade na formação continuada de professores e professoras. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 9, e024004, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1498. Acesso em: 26 mar. 2024.
Résumé: Este artigo apresenta o percurso histórico dos Centros de Vivências Lúdicas – Oficinas Pedagógicas (CVLOPs) da Secretaria de Educação do Distrito Federal. O objetivo é apresentar elementos que constituem a trajetória histórica dos CVOLOPs. A questão central é: quais elementos constituem o percurso histórico do projeto de formação continuada proposto pelos CVLOPs? O referencial teórico baseia-se em D’Ávila (2006), Luckesi (2000), Marx (1980) e Menezes (2022). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, além da análise documental. A análise indicou quatro categorias: 1. As necessidades do trabalho docente como gênese dos CVLOPs; 2. A idealização de recursos lúdicos como centralidade da formação continuada; 3. O trabalho grupal como referência para a formação continuada; 4. A ludicidade como princípio para a formação docente. Por fim, é possível realizar a formação continuada docente numa perspectiva de ludicidade e de trabalho grupal.
Abstract: This article presents the historical trajectory of the Centros de Vivências Lúdicas – Oficinas Pedagógicas (CVLOPs) of the Secretaria de Educação do Distrito Federal. The objective is to present elements that constitute the historical trajectory of the CVLOPs. The central question is: what elements constitute the historical path of the continued education project proposed by CVLOPs? The theoretical framework is based on D’Ávila (2006), Luckesi (2000), Marx (1980) and Menezes (2022). This is a qualitative research of a bibliographic nature, in addition to documentary analysis. The analysis indicated four categories: 1. The needs of teaching work as the genesis of CVLOPs; 2. The idealization of recreational resources as a central aspect of continued education; 3. Group work as a reference for continued education; 4. Playfulness as a principle for teacher’s education. Finally, it is possible to make the continued teacher's education from a playfulness and group work perspective.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença:: (CC BY NC SA) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. Fonte https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1498. Acesso em: 26 mar. 2024.
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/48041/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.