Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/48122
Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorGontijo, Cleyton Hércules-
dc.contributor.authorCarvalho, Alexandre Tolentino de-
dc.contributor.authorFonseca, Mateus Gianni-
dc.contributor.authorFarias, Mateus Pinheiro de-
dc.date.accessioned2024-05-24T12:38:22Z-
dc.date.available2024-05-24T12:38:22Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationCriatividade em matemática: conceitos, metodologias e avaliação. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2019. 122 p. DOI: https://doi.org/10.26512/9788523010195. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/36. Acesso em: 24 maio 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48122-
dc.description.abstractO livro Criatividade em matemática: conceitos, meto­dologias e avaliação traz um panorama das pesquisas acerca da criatividade em matemática, apresentando conceitos e estratégias didáticas para favorecer seu desenvolvimento e, ainda, critérios para a análise das produções dos estudantes a fim de identificar seu po­tencial criativo em matemática. A importância dessa discussão reside no fato de a matemática ser tratada, paradoxalmente, como uma área difícil, impossível de aprender, restrita aos gênios e, ao mesmo tempo, ser reconhecida como fundamental no processo de desenvolvimento científico e tecnológico, além de ser requisitada para a admissão nas principais instituições de ensino e na maioria das ocupações profissionais. Nesse sentido, as reflexões proporcionadas pelo tex­ to do livro poderão colaborar para a construção de propostas pedagógicas para as aulas de matemática com vistas à superação das representações negativas relacionadas à disciplina, bem como possibilitar uma nova dinâmica na forma de tratar os conteúdos de matemática e as relações entre professores e estudantes. O texto evidencia a resolução, formulação e redefinição de problemas como estratégias didáticas para orientar o trabalho pedagógico com vistas ao desenvolvimento da criatividade em matemática. Trata-se de uma obra original no cenário brasileiro, que contribui significativamente para a divulgação de estudos e pesquisas no campo da criatividade em matemática.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherEditora Universidade de Brasíliapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCriatividade em matemática : conceitos, metodologias e avaliaçãopt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.subject.keywordCriatividade em matemáticapt_BR
dc.subject.keywordPensamento criativo em matemáticapt_BR
dc.subject.keywordCriatividade em matemática - avaliação - estímulopt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.26512/9788523010195pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6730-8243pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8770-1314pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3373-2721pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationSecretaria de Estado de Educação do Distrito Federalpt_BR
dc.contributor.affiliationInstituto Federal de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationSecretaria de Estado de Educação do Distrito Federalpt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Exatas (IE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Matemática (IE MAT)pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)-
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Aparece en las colecciones: Livros e afins

Mostrar el registro sencillo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/48122/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.