http://repositorio.unb.br/handle/10482/48122
Titre: | Criatividade em matemática : conceitos, metodologias e avaliação |
Auteur(s): | Gontijo, Cleyton Hércules Carvalho, Alexandre Tolentino de Fonseca, Mateus Gianni Farias, Mateus Pinheiro de |
metadata.dc.identifier.orcid: | https://orcid.org/0000-0001-6730-8243 https://orcid.org/0000-0002-8770-1314 https://orcid.org/0000-0002-3373-2721 |
metadata.dc.contributor.affiliation: | Universidade de Brasília Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal Instituto Federal de Brasília Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal |
Assunto:: | Criatividade em matemática Pensamento criativo em matemática Criatividade em matemática - avaliação - estímulo |
Date de publication: | 2019 |
Editeur: | Editora Universidade de Brasília |
Référence bibliographique: | Criatividade em matemática: conceitos, metodologias e avaliação. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2019. 122 p. DOI: https://doi.org/10.26512/9788523010195. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/36. Acesso em: 24 maio 2024. |
Résumé: | O livro Criatividade em matemática: conceitos, metodologias e avaliação traz um panorama das pesquisas acerca da criatividade em matemática, apresentando conceitos e estratégias didáticas para favorecer seu desenvolvimento e, ainda, critérios para a análise das produções dos estudantes a fim de identificar seu potencial criativo em matemática. A importância dessa discussão reside no fato de a matemática ser tratada, paradoxalmente, como uma área difícil, impossível de aprender, restrita aos gênios e, ao mesmo tempo, ser reconhecida como fundamental no processo de desenvolvimento científico e tecnológico, além de ser requisitada para a admissão nas principais instituições de ensino e na maioria das ocupações profissionais. Nesse sentido, as reflexões proporcionadas pelo tex to do livro poderão colaborar para a construção de propostas pedagógicas para as aulas de matemática com vistas à superação das representações negativas relacionadas à disciplina, bem como possibilitar uma nova dinâmica na forma de tratar os conteúdos de matemática e as relações entre professores e estudantes. O texto evidencia a resolução, formulação e redefinição de problemas como estratégias didáticas para orientar o trabalho pedagógico com vistas ao desenvolvimento da criatividade em matemática. Trata-se de uma obra original no cenário brasileiro, que contribui significativamente para a divulgação de estudos e pesquisas no campo da criatividade em matemática. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Ciências Exatas (IE) Departamento de Matemática (IE MAT) Faculdade de Educação (FE) |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
DOI: | https://doi.org/10.26512/9788523010195 |
Collection(s) : | Livros e afins |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.