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ARTIGO_SingularidadeCompositaMonstro.pdf865,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.authorSá Júnior, Luiz César de-
dc.contributor.authorViegas, Rafael-
dc.date.accessioned2024-05-24T15:36:36Z-
dc.date.available2024-05-24T15:36:36Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSÁ, Luiz César de; VIEGAS, Rafael. A singularidade compósita: o Monstro de Ravenna em manuscritos italianos. História (São Paulo), v. 41, e2022017, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4369e2022017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/his/a/zWcfb4wstvcBTk9W7gT6gJC/?lang=pt. Acesso em: 24 maio. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48127-
dc.description.abstractNeste artigo se discute o corpus italiano relativo ao aparecimento do Monstro de Ravenna. De saída, apresenta-se uma metodologia para o exame de materiais teratológicos de uma primeira época moderna, enfocando os dispositivos de autorização e os critérios datados de sua legibilidade. A seguir, são examinados os diários de Sebastiano di Branca Tedallini, Luca Landucci e Marin Sanudo com o objetivo de apontar, primeiro, os pressupostos informacionais de sua atividade diarista e, segundo, os mecanismos de produção e consumo dos discursos teratológicos neles inscritos. Na terceira seção, propõe-se que o Monstro de Ravenna se singulariza dos demais monstros “aristotélicos” relatados nos diários quando sua morfologia é assimilada na exegese político-teológico-moral, explorada com o apoio de textos de outros letrados. Conclui-se que, nesse movimento, ele assume o caráter de “singularidade compósita”.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filhopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA singularidade compósita : o Monstro de Ravenna em manuscritos italianospt_BR
dc.title.alternativeThe composite singularity : the Monster of Ravenna in Italian manuscriptspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordMonstro de Ravennapt_BR
dc.subject.keywordDiáriospt_BR
dc.subject.keywordTeratologiapt_BR
dc.rights.license(CC BY)pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/1980-4369e2022017pt_BR
dc.description.abstract1This article discusses the Italian corpus related to the appearance of the Monster of Ravenna. Firstly, a methodology is presented for the examination of Early Modern teratological materials, focusing on authorization devices and criteria that governed their readability. Secondly, the diaries of Sebastiano di Branca Tedallini, Luca Landucci and Marin Sanudo are examined in order to point out the diary writing informational devices, as well as the mechanisms of production and reception of the teratological discourses inscribed in them. In the final section, it is proposed that the Monster of Ravenna should be distinguished from the other “Aristotelian” monsters described in the diaries as its morphology becomes assimilated in the political-theological and moral exegesis of other men of letters. It is concluded that, in this movement, the Monster turns into a “composite singularity”.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3646-7940pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8432-1957pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Humanas (ICH)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de História (ICH HIS)pt_BR
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