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Título : A singularidade compósita : o Monstro de Ravenna em manuscritos italianos
Otros títulos : The composite singularity : the Monster of Ravenna in Italian manuscripts
Autor : Sá Júnior, Luiz César de
Viegas, Rafael
metadata.dc.identifier.orcid: https://orcid.org/0000-0003-3646-7940
https://orcid.org/0000-0002-8432-1957
metadata.dc.contributor.affiliation: Universidade de Brasília
Universidade Federal Fluminense
Assunto:: Monstro de Ravenna
Diários
Teratologia
Fecha de publicación : 2022
Editorial : Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho
Citación : SÁ, Luiz César de; VIEGAS, Rafael. A singularidade compósita: o Monstro de Ravenna em manuscritos italianos. História (São Paulo), v. 41, e2022017, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4369e2022017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/his/a/zWcfb4wstvcBTk9W7gT6gJC/?lang=pt. Acesso em: 24 maio. 2024.
Resumen : Neste artigo se discute o corpus italiano relativo ao aparecimento do Monstro de Ravenna. De saída, apresenta-se uma metodologia para o exame de materiais teratológicos de uma primeira época moderna, enfocando os dispositivos de autorização e os critérios datados de sua legibilidade. A seguir, são examinados os diários de Sebastiano di Branca Tedallini, Luca Landucci e Marin Sanudo com o objetivo de apontar, primeiro, os pressupostos informacionais de sua atividade diarista e, segundo, os mecanismos de produção e consumo dos discursos teratológicos neles inscritos. Na terceira seção, propõe-se que o Monstro de Ravenna se singulariza dos demais monstros “aristotélicos” relatados nos diários quando sua morfologia é assimilada na exegese político-teológico-moral, explorada com o apoio de textos de outros letrados. Conclui-se que, nesse movimento, ele assume o caráter de “singularidade compósita”.
Abstract: This article discusses the Italian corpus related to the appearance of the Monster of Ravenna. Firstly, a methodology is presented for the examination of Early Modern teratological materials, focusing on authorization devices and criteria that governed their readability. Secondly, the diaries of Sebastiano di Branca Tedallini, Luca Landucci and Marin Sanudo are examined in order to point out the diary writing informational devices, as well as the mechanisms of production and reception of the teratological discourses inscribed in them. In the final section, it is proposed that the Monster of Ravenna should be distinguished from the other “Aristotelian” monsters described in the diaries as its morphology becomes assimilated in the political-theological and moral exegesis of other men of letters. It is concluded that, in this movement, the Monster turns into a “composite singularity”.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Licença:: (CC BY)
DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4369e2022017
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

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