http://repositorio.unb.br/handle/10482/48145
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_OQueAntropologiaPode.pdf | 255,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | O que a Antropologia pode fazer pelas crianças? |
Outros títulos: | What can Anthropology do for children? |
Autor(es): | Müller, Fernanda Oliveira, Sueli do Carmo |
ORCID: | https://orcid.org/0000-0002-1788-8662 https://orcid.org/0000-0003-1926-1748 |
Afiliação do autor: | Universidade de Brasília Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Instituto Federal do Norte de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais |
Assunto: | Antropologia Aprendizagem Educação Etnografia Formação |
Data de publicação: | 25-Jan-2024 |
Editora: | Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina |
Referência: | MÜLLER, Fernanda; OLIVEIRA, Sueli do Carmo. O que a Antropologia pode fazer pelas crianças?. Ilha Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 26, n. 1, 2024. DOI: 10.5007/2175-8034.2024.e93948. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/93948. Acesso em: 29 maio. 2024. |
Resumo: | Este artigo defende a prática da Antropologia com crianças como uma forma de expandir os horizontes da disciplina e permitir a educação do/a antropólogo/a. Tal perspectiva implica uma reflexão constante sobre a formação do/a antropólogo/a, uma vez que o/a aprendiz deve estar aberto/a a novas abordagens e à contínua evolução da disciplina. Ao realizar etnografias com crianças, torna-se possível questionar as representações hegemônicas sobre a infância e ampliar a compreensão convencional acerca desse fenômeno em nível global. Nesse sentido, é crucial que a formação em Antropologia considere a reflexão sobre educação, crianças e infância, com o objetivo de preparar antropólogos/as capazes de lidar com a complexidade e a diversidade da infância e das experiências das crianças. Além disso, é necessária uma revisão sobre a associação imediata de educação ao ensino e escolarização, de forma a ampliar a compreensão acerca dos diversos modos de aprendizagem. |
Abstract: | This article advocates for the practice of Anthropology with children as a way to broaden the horizons of the discipline and enable the education of the anthropologist. This perspective involves constant reflection on the education of the anthropologist, as the apprentice must be open to new approaches and the ongoing development of the discipline. By conducting ethnographies with children, it becomes possible to question hegemonic representations of childhood and expand the conventional understanding of this phenomenon on a global level. In this sense, it is crucial for Anthropology training to consider reflection on education, children, and childhood, with the goal of preparing anthropologists capable of dealing with the complexity and diversity of childhood and children’s experiences. Additionally, a review is necessary of the immediate association of education with teaching and schooling, in order to expand the understanding of the various modes of learning. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC) |
Licença: | (CC BY NC SA) Este trabalho está licenciado sob CC BY-NC-SA 4.0. Para visualizar uma cópia desta licença, visite https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/. |
DOI: | https://doi.org/10.5007/2175-8034.2024.e93948 |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.