Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/48174
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_ValorizacaoDocenteTrabalhos.pdf752,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : A valorização docente nos trabalhos acadêmicos : revisão de literatura de 2000 a 2020
Otros títulos : Teaching valuation in academic work : literature review from 2000 to 2020
Valoración docente en el trabajo académico : revisión de la literatura de 2000 a 2020
Autor : Medeiros, Danyela Martins
Cruz, Shirleide Pereira da Silva
Franco, Maira Vieira Amorim
metadata.dc.identifier.orcid: https://orcid.org/0000-0002-5267-2517
https://orcid.org/0000-0001-8813-5249
metadata.dc.contributor.affiliation: Universidade de Brasília
Secretaria de Educação do Distrito Federal
Universidade de Brasília, Programa de Pós-graduação em Educação
Universidade de Brasília
Secretaria de Educação do Distrito Federal
Assunto:: Professores - valorização profissional
Revisão de literatura
Fecha de publicación : 2023
Editorial : Programa de Pós-Graduação em Educação da FURG (PPGEDu)
Citación : MEDEIROS, Danyela; CRUZ, Shirleide Pereira da Silva; FRANCO, Maira Vieira Amorim. A valorização docente nos trabalhos acadêmicos: revisão de literatura de 2000 a 2020. Revista Momento – diálogos em educação, [S. l.], v. 32, n. 2, p. 335-357, mai./ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.14322. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/14322. Acesso em: 7 jun. 2024.
Resumen : Este artigo apresenta uma revisão de literatura a respeito da valorização docente no Brasil, nos trabalhos acadêmicos produzidos no período de 2000 a 2020, em teses e dissertações. Um ponto em comum dos trabalhos analisados refere-se a relacionar a valorização de professores com elementos objetivos como: salário, carreira e formação continuada, além de condicioná-la à melhoria da qualidade da educação e do desempenho dos estudantes. Outro consenso foi a metodologia usada. As análises foram feitas a partir dos textos legislativos, a partir da Constituição Federal de 1988 e de avaliações das políticas educacionais para valorização docente em nível nacional, estadual ou municipal. Assim, traremos em destaque três perspectivas que foram recorrentes nos trabalhos, para entender os mecanismos indicativos da valorização. São eles: 1) políticas para a carreira docente; 2) formação docente, inicial e continuada; e 3) a valorização docente como condicionante da melhoria de ensino. Ainda que as análises apontem para algum fragmento de valorização docente, os resultados são unânimes em reafirmar a necessidade de ampliar a valorização do professor enquanto profissional da educação.
Abstract: This article presents a literature review on teachers ‘appreciation in Brazil in academic works produced in the period from 2000 to 2020, in theses and dissertations. A common point of the analyzed works refers to relating the valuation of teachers with indicative objective elements such as salary, career and continued education, in addition to conditioning it to improve the quality of education and student performance. Another consensus was the methodology used, in which these analyses were made from legislative texts, from the Federal Constitution of 1988 and the evaluations of educational policies for teaching appreciation at national, state or municipal levels. Thus, we will highlight three perspectives that were recurrent in the works, to understand the indicative mechanisms of valorization. They are: 1) policies for the teaching career; 2) teacher training, initial and continued; and 3) the appreciation of teachers as a condition for improving teaching. Although the analyses point to some fragment of subject, the results are unanimous in reaffirming the need to expand teacher’s estimation as a professional of the educational field.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença:: (CC BY) Conteúdo sob Licença Cretative Commons Attribution.
DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v32i02.14322
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/48174/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.