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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/48198
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Title: A implantação do sistema Free-Low em rodovias federais do Brasil : os impactos tarifários em um estudo de caso na BR-101/RJ/SP
Authors: Reichert, Isabela Soares Machado
Orientador(es):: Gonzales Taco, Pastor Willy
Assunto:: Teoria da utilidade
Pedágios e tarifas
Concessões rodoviárias
Issue Date: 11-Jun-2024
Citation: REICHERT, Isabela Soares Machado. A implantação do sistema Free-Low em rodovias federais do Brasil: os impactos tarifários em um estudo de caso na BR-101/RJ/SP. 2023.73 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Abstract: O sistema free-flow de cobrança tarifária já é realidade no Brasil, tendo sido implantando em parte do trecho concedido da RioSP, e possui potencial para gerar grandes mudanças nas políticas de tarifação em infraestruturas rodoviárias. Porém, um importante fator a ser levado em conta é a tendência de aumento da inadimplência dos usuários, por não ter uma barreira física que impeça a passagem sem efetuar o pagamento da tarifa devida. Assim, o objetivo do estudo foi avaliar os impactos tarifários da implantação do sistema free-flow em um estudo de caso da BR-101/RJ/SP. Nesse contexto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura identificando-se as características, vantagens e desvantagens, os avanços alcançados pelo Brasil e os desafios a serem superados para a ampliação da utilização do sistema free-flow no país. Para avaliação dos impactos tarifários no fluxo de caixa da BR-101/RJ/SP, foram simulados dois cenários de implantação de free-flow: um apenas em substituição às praças de pedágio previstas no contrato original; outro propondo um modelo de free-flow puro com cobrança por trecho homogêneo em 17 pontos de cobrança. Para analisar a viabilidade dos cenários simulados, foi utilizado o conceito de inadimplência admissível para a qual o equilíbrio econômico-financeiro da concessão ocorre com a tarifa quilométrica e a taxa interna de retorno originais do projeto. Os Estudos de Viabilidade da concessão da BR-101/RJ/SP foram usados para subsidiar as análises da implantação do free-flow em parte do trecho concedido. Foram calculados o momento de transporte e os custos do sistema de cobrança para o modelo proposto. Como resultado, por um lado, verificou-se que a implantação dos pórticos de cobrança free flow nos mesmos pontos de cobrança originalmente estudados é vantajosa, resultando em redução tarifária de 14% ou permitindo margem para absorver até 13,5% de frustração de receita anual em função das inadimplências. Por outro lado, a simulação da cobrança por trecho homogêneo na rodovia em estudo, que aumenta 14 pontos de cobrança, apesar de atingir o objetivo de justiça tarifária, implicou a elevação em 24% da tarifa quilométrica do cenário-base.
Abstract: The free-flow system toll collection is already a reality in Brazil, having been implemented in part of the stretch concession called RioSP, and has the potential to generate major changes in tariff policies in road infrastructures. However, an important factor to be considered is the trend towards an increase in user defaults, as there is no physical barrier to prevent passage without paying the due toll rate. Thus, the objective of the study was to evaluate the toll rate impacts of the implementation of the free-flow system in a case study of the BR-101/RJ/SP. In this context, a systematic review of the literature was carried out, identifying the characteristics, advantages and disadvantages, the advances achieved by Brazil and the challenges to be overcome in order to expand the use of the free-flow system in the country. To assess the toll rate impacts on the cash flow of the BR-101/RJ/SP, two free-flow implementation scenarios were simulated: one just replacing the toll plazas provided for in the original contract; another proposing a pure free flow model with charging per homogeneous segment at 17 charging points. To analyze the feasibility of the simulated scenarios, the concept of allowable non-payment was used, for which the economic-financial balance of the concession occurs with the kilometer toll rate and the project's original internal rate of return. The BR-101/RJ/SP concession’s Feasibility Studies were used to support the analysis of the free-flow implementation in part of the concession section. The momentum transport and billing system costs were calculated for the proposed model. As a result, on the one hand, it was found that the implementation of free-flow billing gateways at the same billing points originally studied is advantageous, resulting in a toll rate reduction of 14% or allowing margin to absorb up to 13.5% of frustration from annual revenue due to defaults. On the other hand, the simulation of charging per homogeneous segment on the highway under study, which increases 14 collection points, despite achieving the objective of tariff justice, implied a 24% increase in the kilometer toll rate in the base scenario.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2023.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Transportes
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