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Título : “Es que conozco uno diferente, que vuela más” : la construcción de juguetes como técnica de investigación con niños
Otros títulos : “I know a different one, that flies farther” : building toys as a research technique with children
“É que eu sei um diferente, que voa mais” : a construção de brinquedos como técnica de pesquisa com crianças
Autor : Ferreira, Flávia Martinelli
Wiggers, Ingrid Dittrich
metadata.dc.identifier.orcid: https://orcid.org/0000-0002-2539-6262
https://orcid.org/0000-0001-5412-7021
metadata.dc.contributor.affiliation: Universidad de la República (Udelar). Paysandú, Paysandú, Uruguay
Universidade de Brasília
Assunto:: Etnografia
Crianças
Técnicas de pesquisa
Fecha de publicación : 20-dic-2023
Editorial : Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
Citación : FERREIRA, Flávia Martinelli; WIGGERS, Ingrid Dittrich. “É que eu sei um diferente, que voa mais”: a construção de brinquedos como técnica de pesquisa com crianças. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 104, p. e5712, 20 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.104.5712. Disponível em: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5712. Acesso em: 11 jun. 2024.
Resumen : O presente artigo é proveniente de tese de doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília. O trabalho articula questões metodológicas e de entrada no campo por meio de etnografia realizada com crianças de 6 anos de uma turma do 1º ano do ensino fundamental e tem como objetivo apresentar e discutir técnicas de pesquisa específicas, como a construção de brinquedos. O texto é uma soma de três partes: o tópico inicial versa sobre a entrada no campo, referindo-se aos primeiros meses do campo de uma pesquisa que durou um ano letivo; o segundo narra as técnicas de pesquisa previstas e, especialmente, a técnica de construção de brinquedos, que surge em interação com as crianças e contribuiu sobremaneira com a etnografia empreendida; por fim, amplia-se o debate com a literatura especializada para demonstrar que as pesquisas envolvendo crianças exigem a produção de técnicas e análises particulares. Sendo assim, o artigo pretende arraigar-se em debates mais profundos acerca da pesquisa com crianças no campo dos estudos da infância.
Abstract: The present study stems from a doctoral thesis defended in the Graduate Program in Education at the University of Brasilia. It discusses methodological and field entry issues based on ethnographic research conducted with 6-year-old children in a first-grade classroom, and seeks to present and discuss specific research techniques, such as the construction of toys. The text is divided into three parts. The first topic reflects on the entry into the field, referring to the first months of the research, which lasted one school year. The second part narrates the planned research techniques, particularly the technique of building toys, that emerged from the interaction with the children and significantly contributed to the ethnography. Lastly, the debate is extended to the specialized literature in order to demonstrate that research with children requires the production of distinct analyses and techniques. Thus, the study focuses on delving into broader debates regarding the research with children in the field of childhood studies.
Resumen: El texto se refiere al artículo de una tesis de doctorado defendida en el Programa de Posgrado en Educación de la Universidad de Brasilia. El trabajo articula cuestiones metodológicas y de entrada al campo a partir de una etnografía realizada con niños de seis años de una clase de primer año de educación primaria y tiene como objetivo presentar y discutir técnicas de investigación específicas, como la construcción de juguetes. El texto es una suma de tres partes: el primer tema trata sobre el ingreso al campo, refiriéndose a los primeros meses en el campo de una investigación que duró un año académico; el segundo narra las técnicas de investigación planificadas y, en especial, la técnica de construcción de juguetes que surgió de la interacción con los niños y contribuyó de manera significativa a la etnografía emprendida. Finalmente, el debate se amplía con literatura especializada para demostrar que las investigaciones con niños requieren la producción de técnicas y análisis particulares. Por lo tanto, el artículo pretende arraigarse en debates más profundos sobre la investigación con niños en el campo de los estudios sobre la infancia.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação Física (FEF)
Licença:: (CC BY) Este é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos da licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.104.5712
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

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