Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/48251
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
LeonardoFerreiraFariasDaCunha_TESE.pdf3,08 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.contributor.advisorLeite, Cristina Maria Costa-
dc.contributor.authorCunha, Leonardo Ferreira Farias da-
dc.date.accessioned2024-06-13T13:40:41Z-
dc.date.available2024-06-13T13:40:41Z-
dc.date.issued2024-06-13-
dc.date.submitted2023-08-29-
dc.identifier.citationCUNHA, Leonardo Ferreira Farias da. O conhecimento pedagógico do conteúdo, o raciocínio geográfico e os componentes físiconaturais: implicações para o ensino de geografia antes a BNCC e o novo ensino médio. 2023. 269 f., il. Tese (Doutorado em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48251-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA Educação Básica lida atualmente com as implicações da instauração de marcos legais e políticas públicas educacionais. Destaca-se a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a instituição do Novo Ensino Médio (NEM), decorrente da promulgação da lei 13.415/17 que alterou a estrutura dessa etapa da Educação Básica. Nesse sentido, essa pesquisa se enquadra num esforço de reflexão sobre aspectos que estão presentes na BNCC quanto à Geografia, especialmente na versão do Ensino Fundamental, e que devem ser observados e aprofundados como preconiza a versão do Ensino Médio. Tais aspectos representam avanços para a educação geográfica e podem fazer diferença nas práticas pedagógicas. Desses avanços, o raciocínio geográfico é o principal e representa uma forma particular da Geografia compreender a realidade; aqui, tentamos relacioná-lo ao Conhecimento Pedagógico do Conteúdo ou Pedagogical Content Knowledge – PCK. Dessa maneira, tendo como horizonte as transformações no cenário educacional e os desafios para o Ensino de Geografia, essa pesquisa tem como objetivo investigar se há elementos do PCK e do raciocínio geográfico nas estratégias de professores/as de Geografia do Ensino Médio quando consideram os componentes físiconaturais do espaço geográfico. Por meio de uma abordagem qualitativa, e usando como instrumentos de produção de dados empíricos, entrevistas semiestruturadas e observação de aulas, os achados foram analisados tendo em vista um referencial teórico organizado a partir de revisão bibliográfica e análise documental. Dessa forma, encontrou-se abordagens que consideram conhecimentos formadores do PCK e do raciocínio geográfico; entretanto, não há uma compreensão sistemática desses termos e nem uma organização deliberada dessas práticas docentes no sentido de formar um Conhecimento Pedagógico do Conteúdo, o que fomentaria, inevitavelmente em Geografia, raciocínios que poderiam ser considerados geográficos. Esse desencontro se dá por uma desproporcionalidade entre os conhecimentos que constituem o PCK dos professores pesquisados, que deveria ter como substância definidora o raciocínio geográfico devidamente articulado com outros conhecimentos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO conhecimento pedagógico do conteúdo, o raciocínio geográfico e os componentes físiconaturais : implicações para o ensino de geografia antes a BNCC e o novo ensino médiopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordNovo Ensino Médiopt_BR
dc.subject.keywordBase Nacional Comum Curricular (BNCC)pt_BR
dc.subject.keywordRaciocínio geográficopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.contributor.advisorcoAscenção, Valéria de Oliveira Roque-
dc.description.abstract1Nowadays, Basic Education deals with the implications of the instauration of legal landmarks and educational policies. It is highlighted the implementation of Common Curricular National Basis (BNCC) and the institution of New High School (NEM) resulted from the promulgation of Law 13.415/17 which has altered the structure of this Basic Education’s stage. For that matter, this research is framed in a reflexive effort over the aspects that are present in BNCC regarding Geography, especially in the Elementary School version, the ones that must be observed and deepened into the High School one. Those aspects represent advances for geographic education and may make the difference onto pedagogical practices. From those advances, geographic reasoning is the major and it represents a Geography particular way of understanding reality that we tried to relate to Pedagogical Content Knowledge – PCK. That way, having as horizon the transformations in the educational scenario and the challenges for Geography Teaching, this research aims at investigating if there are elements of PCK and geographic reasoning in the strategies High School Geography teachers rely on when they considerate the natural-physical components of the geographic space. By means of a qualitative approach, using semistructured interviews and class observation, the data found was analyzed, taking into consideration the theoretical reference organized from a bibliographic review and the documental analysis. Thus, we found approaches that take into consideration former knowledge of PKC and geographic reasoning. Nevertheless, there is neither a systemic comprehension of these terms nor a deliberated organization of those teaching practices in order to generate pedagogical Content Knowledge, what would undoubtedly foment a sort of reasoning that could be considered geographic. This discrepancy happens due to a disproportionality in the knowledge that constitutes the observed teachers’ PCK, which should have as defining substance geographic reasoning properly articulated with other knowledge.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Humanas (ICH)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Geografia (ICH GEA)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage abbrégé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/48251/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.