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Titre: Educação matemática antirracista : pressupostos teóricos, práticas decoloniais e interculturais
Auteur(s): Araújo, Suema Souza
Ferreira, Ana Tereza Ramos de Jesus
Vieira, Lygianne Batista
metadata.dc.contributor.affiliation: Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Assunto:: Educação matemática
Antirracismo
Relações étnico-raciais
Professores - formação
Etnomatemática
Date de publication: 15-aoû-2023
Editeur: Grupo de Pesquisa Identidade étnica e interculturalidade da Faculdades EST (Escola Superior de Teologia) - grupo interdisciplinar, intercultural e macroecumênico
Référence bibliographique: ARAÚJO, Suema Souza; FERREIRA, Ana Tereza Ramos de Jesus; VIEIRA, Lygianne Batista. Educação matemática antirracista: pressupostos teóricos, práticas decoloniais e interculturais. Identidade!, São Leopoldo, v. 28, n. 1, p. 81-106, 2023. Disponível em: http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/2629. Acesso em: 17 jun. 2024.
Résumé: O racismo “é a condição de aceitabilidade de tirar a vida numa sociedade de normalização”1, “é mais um produto de consumo da mesma categoria que outros bens, objetos e mercadorias”2 . Outrossim, Angela Davis3 preconiza que numa sociedade racista não basta não ser racista, é necessário ser antirracista. Por efeito, defendemos que a Educação Matemática precisa também ser protagonista na luta antirracista. Com isso, trazemos neste artigo reflexões acerca da legislação para a Educação Antirracista; da formação docente comprometida com as questões étnico-raciais; da perspectiva da Etnomatemática com a Educação Antirracista; e por fim, das possibilidades do ensino de matemática decolonial, intercultural e descentralizado. Se trata de um estudo de natureza teórica provindo de uma pesquisa em andamento no PPGE/FE/UnB e de ações do Grupo de Pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática – DIEM/UnB. É um estudo qualitativo, exploratório e bibliográfico. O corpus de análise incluiu teses, dissertações, artigos em periódicos e livros. Podemos inferir que a Educação Matemática Antirracista se constitui por meio de práticas que valorizem a africanidade e que permitam a descentralização do conhecimento matemático.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar
Licença:: (CC BY NC ND) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/2629.
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

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