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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/48318
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Title: Análise comparativa entre métodos de estimação de emissão de CO2 para caminhões no transporte de grãos
Authors: Pereira, Rafael Salles
Orientador(es):: Brasil, Augusto César de Mendonça
Coorientador(es):: Santos, Tálita Floriano dos
Assunto:: Transporte de carga
Dióxido de carbono
Combustível - consumo
Issue Date: 18-Jun-2024
Citation: PEREIRA, Rafael Salles. Análise comparativa entre métodos de estimação de emissão de CO2 para caminhões no transporte de grãos. 86 f., il. 2023. Dissertação (Mestrado em Transportes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Abstract: No Brasil, o transporte de cargas é predominantemente realizado por rodovias e o país é um dos maiores produtores de soja e milho do mundo, com a movimentação destes grãos possuindo grande importância na rede logística do país. O estado do Mato Grosso é o maior produtor destes produtos agrícolas e cerca de 63,85% de sua produção tem como destino a exportação, o que exige que eles sejam deslocados por distâncias médias superiores a 1.000 quilômetros. Dessa forma, surge a necessidade de se quantificar a quantidade de CO2 emitido no transporte dessa carga do seu ponto de origem até o porto para ser exportada. Por isso, após definir o município de Sorriso-MT como sendo o maior produtor de milho e soja do país e o porto de Santos-SP o maior exportador destes grãos, traçou-se uma rota rodoviária e estimou-se a quantidade de grãos movimentado entre estes dois pontos. Caracterizou-se a frota de caminhões brasileira e, adotando o veículo do tipo bitrem, calculou-se a quantidade de viagens necessárias para transportar toda a carga estimada. Com isso, estimou-se o consumo de combustível e a emissão de CO2 destes caminhões com base na metodologia Bottom-up do IPCC. Propor-se então a construção de equações de consumo com base em dados de veículos pesados cedidos por uma empresa de monitoramento de frotas para que fosse possível calcular, em conjunto com ciclos de velocidades também obtidos destes dados, o consumo de combustível de veículos em operação na rota desejada. Os resultados obtidos a partir do procedimento proposto se mostraram com bom grau de concordância com o obtido pela metodologia Bottom-up. Também se utilizou a ferramenta VECTO para realizar simulações a partir dos dados obtidos com a finalidade de se encontrar uma terceira estimativa de emissão de gases. Por fim, concluiu-se que a cadeia logística estuda emite entre 63,52 e 104,89 mil toneladas de CO2, o que corresponde a até 67,39 kg de CO2 por tonelada transportada.
Abstract: In Brazil, cargo transport is predominantly carried out by road and the country is one of the largest producers of soybeans and corn in the world, with the movement of these grains having great importance in the country's logistics network. The state of Mato Grosso is the largest producer of these agricultural products and about 63.85% of its production is destined for export, which requires a movement of average distances greater than 1,000 kilometers. Thus, there is a need to quantify the amount of CO2 emitted in the transport of this cargo from its point of origin to the port to be exported. Therefore, after defining the municipality of SorrisoMT as the largest producer of corn and soy in the country and the port of Santos-SP as the largest exporter of these grains, a road route was traced and the amount of grain moved was estimated, between these two points. The Brazilian truck fleet was characterized and, adopting the bit-train vehicle, the number of trips needed to transport the entire estimated load was calculated. With this, the fuel consumption and CO2 emissions of these trucks were estimated based on the IPCC Bottom-up methodology. It is then proposed to build consumption equations based on data from heavy vehicles provided by a fleet monitoring company so that it would be possible to calculate, together with speed cycles also obtained from these data, the fuel consumption of vehicles in operation on the desired route. The results obtained from the proposed procedure showed a good degree of agreement with that obtained by the Bottom-up methodology. The VECTO tool was also used to carry out simulations from the data obtained to find a third estimate of gas emissions. Finally, it was concluded that the studied logistics chain emits between 63.52 and 104,89 thousand tons of CO2, which corresponds to up to 67,39 kg of CO2 per transported ton.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2023.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Transportes
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
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