http://repositorio.unb.br/handle/10482/48319
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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RafaelaNobrega_DISSERT.pdf | 2,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Análise dos fatores de influência na escolha do modo de transporte por gênero |
Autor : | Nobrega, Rafaela |
Orientador(es):: | Arruda, Fabiana Serra de |
Assunto:: | Brasília (DF) - mobilidade urbana Transporte público Twitter (Rede social on-line) Gênero |
Fecha de publicación : | 18-jun-2024 |
Data de defesa:: | 30-jun-2023 |
Citación : | NOBREGA, Rafaela. Análise dos fatores de influência na escolha do modo de transporte por gênero. 2023. 104 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumen : | A mobilidade urbana nas cidades apresenta diversas opções de deslocamento, contudo, a escolha dos usuários quanto ao uso dos modos de transporte não funciona de forma homogênea. Isso porque, de acordo com a literatura, aspectos relacionados à segurança, composição domiciliar, poder aquisitivo e infraestrutura urbana são interpretados de forma distinta a depender do gênero do indivíduo. O presente trabalho almeja analisar as percepções de homens e mulheres sobre seus deslocamentos diários. Em conjunto com um levantamento bibliográfico sobre o assunto, foi feita uma análise da percepção da mobilidade urbana por gênero a partir de comentários feitos no Twitter. Essa etapa serviu para definir quais fatores possivelmente influenciam os usuários em relação à mobilidade urbana e embasou a elaboração de questionário que foi aplicado à cidadãos de Brasília. Os resultados foram analisados com o uso do teste não paramétrico de amostras independentes de Mann-Whitney U (com uso do SPSS) e mostram que homens e mulheres tendem a utilizar tipos de transportes diferentes, assim como se incomodam primordialmente com quesitos distintos. Nota-se que mesmo que a maioria dos homens e mulheres tenham características semelhantes, conforme descrito acima, algumas perguntas obtiveram padrões de respostas diferentes entre os gêneros. E dentro do grupo das mulheres também foi possível perceber respostas diferentes a depender se elas são mães. Estes apontamentos, mesmo que feitos com base em uma amostra que não é significativa para a população do Distrito Federal por conta do baixo número de respostas, ajudam no fomento da discussão da necessidade de que os planejadores de transportes devem levar em consideração possíveis aspectos específicos dos usuários de transportes para tornar a mobilidade urbana diária mais eficiente. Os resultados aqui encontrados são ponto de partida para estudos mais robustos, que com complementação de dados e maior coleta de amostras, possam auxiliar governadores na elaboração de políticas públicas que promovam maior equidade de gênero no acesso aos transportes, e incentive o planejamento de sistemas inclusivos e igualitários. |
Abstract: | Urban mobility in cities presents several options for displacement, however, the choice of users regarding the use of transport modes does not work homogeneously. This is because, according to the literature, aspects related to security, household composition, purchasing power and urban infrastructure are interpreted differently depending on the individual's gender. The present work aims to analyze the perceptions of men and women about their daily commutes. Together with a bibliographic survey on the subject, an analysis of the perception of urban mobility by gender was carried out based on comments made on Twitter. This step served to define which factors possibly influence users in relation to urban mobility and was the basis for the elaboration of a questionnaire that was applied to citizens of Brasilia. The results were analyzed using the Mann-Whitney U non-parametric test for independent samples (using SPSS) and show that men and women tend to use different types of transport, as well as being primarily bothered by different issues. It is noted that even though most men and women have similar characteristics, as described above, some questions obtained different response patterns between genders. And within the group of women, it was also possible to perceive different responses depending on whether they are mothers. These notes, even if made based on a sample that is not significant for the population of the Federal District due to the low number of responses, help to promote the discussion of the need for transport planners to take into account possible specific aspects of the transport users to make everyday urban mobility more efficient. The results found here are the starting point for more robust studies, which with data complementation and larger sample collection, can help governors in the elaboration of public policies that promote greater gender equity in access to transport, and encourage the planning of inclusive systems and egalitarian. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
Descripción : | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2023. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Transportes |
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Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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