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Título: Educação intergeracional ao longo do curso da vida : conceitos teóricos, atividades e experiências
Autor(es): Moraes, Rosana Eulâmpio de
Orientador(es): Moura, Leides Barroso Azevedo
Coorientador(es): Cruz, Rebeca Carmo de Souza
Assunto: Educação intergeracional
Envelhecimento
Preconceito
Data de publicação: 18-Jun-2024
Referência: MORAES, Rosana Eulâmpio de. Educação intergeracional ao longo do curso da vida: conceitos teóricos, atividades e experiências. 2023. 167 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Introdução: O aumento do envelhecimento populacional apresenta oportunidades para contatos e interações entre gerações e, ao mesmo tempo, desafios para o combate de estereótipos, preconceitos e discriminações relacionados ao envelhecer que colocam em risco o bônus da longevidade, a qualidade de vida e o bem-estar nas sociedades contemporâneas. A Educação Intergeracional contínua potencializa as ações, práticas e projetos intergeracionais na promoção, formação e transformação social, no conhecimento do processo de envelhecimento, no combate ao idadismo – preconceito com a idade, independente de qual seja, principalmente com pessoas idosas – e no contributo da criação de uma sociedade inclusiva, solidária e justa para todas as gerações que fortalecem as relações intergeracionais. Objetivo: Esse estudo tem como objetivo analisar as dimensões dos estudos sobre a Educação Intergeracional apresentada na revisão da literatura científica brasileira. Método: Trata-se de estudo de revisão de literatura realizado por intermédio do desenvolvimento de duas revisões narrativa da literatura brasileira que buscaram responder às seguintes questões: “Quais as dimensões da Educação Intergeracional, na perspectiva da pessoa idosa, são apresentadas na literária científica brasileira?" e “O que a literatura científica brasileira apresenta no período de 2012 a 2022, a respeito das experiências, atividades e ações entre gerações para uma Educação Intergeracional envolvendo pessoas idosas?” Resultado: Identificou-se fatores estruturantes relacionados às ambiências promotoras de espaços multigeracionais, explicitando a necessidade de interações e vivência entre as gerações. As práticas, programas e atividades intergeracionais devem promover solidariedade e cooperação entre gerações, ruptura de preconceitos baseado nas idades, percepção da velhice como etapa da vida, troca de saberes e partilhas entre as várias gerações. Conclusão: Uma Educação Intergeracional deva ser baseada no fortalecimento da cidadania participativa, diálogo entre as gerações, celebração da diversidade etária e na solidariedade. É essencial que o Estado e a sociedade criem programas e serviços com espaços de convivência e ambiência educativa que permitam trocas, aprendizagens mútuas e contato entre as gerações.
Abstract: Introduction: The increase in population aging presents opportunities for contacts and interactions between generations and, at the same time, challenges for combating stereotypes, prejudices and discrimination related to aging that jeopardize the longevity bonus, quality of life and well-being in contemporary societies. Continuous Intergenerational Education enhances intergenerational actions, practices and projects in the promotion, training and social transformation, in the knowledge of the ageing process, in the fight against ageism - prejudice against age, regardless of what it is, especially with older people - and in the contribution to the creation of an inclusive, supportive and fair society for all generations that strengthens intergenerational relationships. Objective: This study aims to analyze the dimensions of studies on Intergenerational Education presented in the review of Brazilian scientific literature. Method: This is a literature review study carried out through the development of two narrative reviews of Brazilian literature that sought to answer the following questions: "What are the dimensions of intergenerational education, from the perspective of the elderly, presented in the Brazilian scientific literature?" and "What does the Brazilian scientific literature present in the period from 2012 to 2022, regarding the experiences, activities and actions between generations for an Intergenerational Education involving elderly people?" Results: We identified structuring factors related to environments that promote multigenerational spaces, highlighting the need for interactions and experiences between generations. Intergenerational practices, programs and activities should promote solidarity and cooperation between generations, the breaking down of age-based prejudices, the perception of old age as a stage of life, the exchange of knowledge and sharing between the various generations. Conclusion: Intergenerational education should be based on strengthening participatory citizenship, dialog between generations, celebration of age diversity and solidarity. It is essential that the state and society create programs and services with spaces for coexistence and an educational environment that allow exchanges, mutual learning and contact between generations.
Unidade Acadêmica: Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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