http://repositorio.unb.br/handle/10482/48332
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_BeatrizAlmeidaAmaral_DISSERT.pdf | 6,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | “Tá no Zap! Mensagens vividas…”. O uso pedagógico do WhatsApp no contexto da educação física escolar |
Autor(es): | Amaral, Beatriz Almeida |
Orientador(es): | Amaro, Rosana |
Assunto: | Educação física WhatsApp (Rede social on-line) Tecnologia e educação |
Data de publicação: | 19-Jun-2024 |
Data de defesa: | 10-Nov-2023 |
Referência: | AMARAL, Beatriz Almeida. “Tá no Zap! Mensagens vividas…”. O uso pedagógico do WhatsApp no contexto da educação física escolar. 2023. 188 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | A Educação Física tem se aproximado do uso das tecnologias educacionais, primeiro, como forma de entretenimento e, segundo, como recurso pedagógico, haja vista algumas pessoas passarem horas nas mídias sociais sem realizar grandes esforços para conectar-se sadia e equilibradamente com o mundo. Posto esse comportamento ter aumentado frente ao cenário atual de instabilidade política, econômica e pós-pandemia, passou a ser urgente o movimento de reinvenção e enfrentamentos para não diminuir os aprendizados que nos engrandecem e agregam conhecimento. Nessas circunstâncias, a pesquisa realizada objetivou investigar o uso pedagógico do WhatsApp no contexto das atividades escolares envolvendo a Educação Física. A sociedade cada vez mais conectada é instada a aprender sobre o uso educativo das Tecnologias, sejam elas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e Tecnologias Digitais da Informação, Comunicação e Expressão (TICE) ou outras que surgirem ao longo desse processo. Com base nesse panorama, salienta-se, neste estudo o uso das tecnologias móveis com acesso facilitado na palma da mão, em especial o recurso WhatsApp que se constitui como popular aplicativo de mensagens utilizado como caminho para viabilizar o ensino e a aprendizagem. Para tanto, desenvolveu-se o seguinte problema de pesquisa: Quais as possibilidades do uso do WhatsApp como recurso pedagógico na Educação Física Escolar? Diante dessa questão inicial, foi realizada a revisão literária em base de dados (artigos científicos, livros, dissertações e teses) encontradas também por meios digitais. O percurso metodológico de abordagem qualitativa apoiado por Estudo de Caso instrumentalizados por Rodas de Conversa, Planos de aula, Observação Participante, Questionário e diferentes Artefatos Digitais disponibilizados em momentos diversos da coleta durante a pesquisa, envolvendo as atividades escolares da Educação Física via WhatsApp. Essa investigação das possibilidades de mediações pedagógicas possuiu um potencial motivador e apresentaram outras concepções para o uso educacional do WhatsApp envolvendo a Educação Física permitindo assim estabelecer uma posição crítica e reflexiva da realidade desse contexto. Acredita-se que esse estudo possibilitou a compreensão dos conteúdos da Educação Física Escolar explorados a partir das palavras, imagens, brinquedos, pesquisa e questionário inicial e final relativos ao pensamento e expressão da cultura corporal de movimento. Notou-se que os resultados apontam que o uso pedagógico do WhatsApp potencializa o ensino e aprendizagem em ambiente interativo, colaborativo, oportunizando aos participantes a reflexão, a inclusão, a interação, o afeto, a autonomia e o protagonismo frente ao uso educativo das tecnologias, contribuindo, enfim, para o “ser integral”. |
Abstract: | Physical Education has been approaching the use of educational technologies, first, as a form of entertainment and, second, as a pedagogical tool, given that some people spend time connected to social media without making any efforts to connect healthily and balance with the real world. Since this behavior has increased in the face of the current scenario of political, economic, and post-pandemic instability, the movement of reinvention and confrontations has become urgent so as not to diminish the learning that enhances us and adds knowledge. In these circumstances, the research carried out aimed to investigate the pedagogical use of WhatsApp in the context of school activities involving Physical Education. The increasingly connected society is urged to learn about the educational use of Technologies, whether Information and Communication Technologies (ICT), Digital Information and Communication Technologies (DICT), Digital Information, Communication and Expression Technologies (DICET), or others that arise during this process. Based on this panorama, this study highlights the use of mobile technologies with easy access in the palm of the hand, especially the WhatsApp feature, which is a popular messaging application used as a way to facilitate teaching and learning. Therefore, the following research problem was developed: What are the possibilities of using WhatsApp as a pedagogical resource in Physical Education at School? Faced with this initial question, a literary review takes place in a database (scientific articles, books, dissertations, and theses) also found by digital means. The methodological course of the qualitative approach was supported by a Case Study instrumentalized by Conversation Circles, Lesson Plans, Participant Observation, Questionnaire, and different Digital Artifacts made available at different moments of collection during the research, involving Physical Education school activities via WhatsApp. This investigation of the possibilities of pedagogical mediations had a motivating potential and presented other concepts for the educational use of WhatsApp involving Physical Education, thus allowing to establish a critical and reflective position of the reality of this context. It is believed that this study made it possible to understand the contents of School Physical Education explored from the words, images, toys, research, and initial and final questionnaire related to the thought and expression of the body culture of movement. It was noted that the results indicate that the pedagogical use of WhatsApp enhances teaching and learning in an interactive, collaborative environment, providing participants with opportunities for reflection, inclusion, interaction, affection, autonomy, and protagonist in the face of the educational use of technologies, finally contributing to the “integral being”. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação Física (FEF) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2023. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Mestrado Profissional |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.