http://repositorio.unb.br/handle/10482/48349
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2022_AnaCarolinaMagalhaesAntonini.pdf | 7,35 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Criação de um curso de extensão com ênfase no papel da educação ambiental para promoção de boas práticas de gerenciamento de resíduos de saúde |
Authors: | Antonini, Ana Carolina Magalhães |
Orientador(es):: | Sodré, Fernando Fabriz |
Assunto:: | Educação ambiental Curso de extensão Resíduos de saúde Aprendizagem Ensino remoto |
Issue Date: | 20-Jun-2024 |
Data de defesa:: | 27-Mar-2023 |
Citation: | ANTONINI, Ana Carolina Magalhães. Criação de um curso de extensão com ênfase no papel da educação ambiental para promoção de boas práticas de gerenciamento de resíduos de saúde. 2023. 143 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Abstract: | Apesar de existirem regulamentações importantes que dispõem sobre o gerenciamento de resíduos de saúde, entende-se necessária a integração de políticas com a educação, no desenvolvimento de trabalhos transversais. Buscando expor a importância da educação ambiental neste contexto, esta pesquisa baseou-se na oferta de um curso de extensão para acompanhar o desenvolvimento de aprendizagem de estudantes de ensino superior e técnico das áreas de saúde e afins, sendo ferramenta para discutir, junto à pesquisa quali-quantitativa, a importância da educação ambiental na implementação de boas práticas de gerenciamento, manejo e descarte de resíduos de saúde, no desenvolvimento e conscientização da população em geral, visando diminuir riscos e promover práticas como a logística reversa de medicamentos. O curso, promovido pela Universidade de Brasília, através do Decanato de extensão (DEX/UnB), baseou-se em métodos que incluem o uso da tecnologia para o processo de ensino-aprendizagem, favorecendo a autonomia e atuação dos estudantes através da Educação a Distância, com o uso da Plataforma Teams. Conclui-se que a efetivação do curso foi essencial para a inserção da educação ambiental na formação e na prática profissional dos estudantes. Apesar de, o curso ser válido na incorporação de uma questão associada à conscientização ambiental frente a um problema de saúde humana, são necessários ajustes para aprimorar a dinâmica do curso, formato de aulas, momentos síncronos e interações. Contudo, o curso possibilitou melhorias na aprendizagem, no cuidado ambiental, e consequentemente, na melhora da diminuição de riscos em saúde, relacionando conteúdo e realidade de saúde pública com a oportunidade de novas descobertas, momentos de informação e sensibilização. |
Abstract: | Although there are important regulations regarding healthcare waste management, it is necessary to integrate policies with education in the development of cross-cutting work. Seeking to highlight the importance of environmental education in this context, this research was based on the provision of an extension course to monitor the learning development of undergraduate and technical students in the health and related fields, as a tool to discuss, through quali-quantitative research, the importance of environmental education in the implementation of good management, handling, and disposal practices of healthcare waste, in the development and awareness of the general population, aiming to reduce risks and promote practices such as reverse logistics of medicines. The course, promoted by the University of Brasília through the Dean's office for Extension (DEX/UnB), was based on methods that include the use of technology for the teaching-learning process, favoring autonomy and student participation through distance learning, with the use of the Teams Platform. It was concluded that the implementation of the course was essential for the integration of environmental education into the training and professional practice of students. Although the course was valid in incorporating an issue associated with environmental awareness in the face of a human health problem, adjustments are necessary to improve the dynamics of the course, the format of classes, synchronous moments, and interactions. However, the course allowed for improvements in learning, environmental care, and consequently, in the improvement of risk reduction in health, relating content and public health reality with the opportunity for new discoveries, moments of information, and awareness. |
metadata.dc.description.unidade: | Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) |
Description: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais, 2023. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Ambientais, Mestrado Profissionalizante |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.