Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/4836
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2009_CarolinaGrande.pdf1,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : O trabalho e o afeto : prazer e sofrimento no trabalho dos professores da escola pública de Brasília
Autor : Grande, Carolina
Orientador(es):: Soria Batista, Analía Laura
Assunto:: Satisfação no trabalho - professores
Identidade social
Fecha de publicación : 27-may-2010
Citación : GRANDE, Carolina. O trabalho e o afeto: prazer e sofrimento no trabalho dos professores da escola pública de Brasília 2009. 195 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumen : O presente trabalho aborda o tema prazer e sofrimento na profissão docente de forma geral e mais especificamente no ensino médio da escola pública brasileira. O objetivo principal é comunicar os resultados da observação participante realizada pela autora com professores do turno vespertino de uma escola pública do Distrito Federal. Com base nas representações sociais sobre prazer e sofrimento construídas pelo grupo observado, buscou-se identificar quais fatores originam um e/ou outro destes sentimentos, ao mesmo tempo em que se analisa a utilização de mecanismos de enfrentamento da realidade cotidiana da organização do trabalho no contexto observado. Alicerçada na Psicodinâmica do Trabalho de Dejours, nos estudos de Moscovici sobre representações sociais e na aplicação “in loco” da metodologia do sociodrama pedagógico, a pesquisa de campo propiciou entender os vínculos entre prazer, sofrimento e a profissão docente; a influência dos fatores constitutivos da real organização do trabalho sobre a saúde dos professores participantes e a importância da subjetividade de cada um frente às oportunidades e dificuldades vivenciadas. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper brings the theme pleasure and suffering in the teaching stuff, generally and specifically in the high school, in a state school. The main objective is comunicating the results of the participating observation made by the author with teachers who work in the afternoon work period in a state school of Distrito Federal. Based on the social representations about pleasure an suffering built by the group observed. Tried to identify which factors promote a and/ or other of those feelings. While its analysing the use of mechanisms of facing daily routine of work organization in the context observed. Rooted in the psychodynamics of work of Dejours in studies on social representations in Moscovici and application "spot" of the role of teaching methodology, the field research provided understanding the links between pleasure, pain and the teaching profession, the influence of the factors constituting the actual organization of work on the health of teachers involved and the importance of the subjectivity of each forward to the opportunities and difficulties experienced.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Sociais (ICS)
Departamento de Sociologia (ICS SOL)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2009.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/4836/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.