http://repositorio.unb.br/handle/10482/48379
Fichier | Description | Taille | Format | |
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GabrielDeCastroAraujo_DISSERT.pdf | 12,07 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | 360EAVP : the edition-aware 360-degree video player |
Autre(s) titre(s): | 360EAVP : um reprodutor de vídeo em 360 graus sensível à edição |
Auteur(s): | Araújo, Gabriel de Castro |
Orientador(es):: | Carvalho, Marcelo Menezes de |
Assunto:: | Realidade virtual Streaming Processamento de vídeos |
Date de publication: | 24-jui-2024 |
Data de defesa:: | 27-jui-2023 |
Référence bibliographique: | ARAÚJO, Gabriel de Castro. 360EAVP: the edition-aware 360-degree video player. 2023. 100 f., il. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Résumé: | Comparados aos vídeos tradicionais estudados há mais de um século, vídeos em 360 graus (vídeos omnidirecionais) representam um tipo de mídia relativamente novo. A exploração da criação de vídeos mais complexos com narrativas no formato de 360 graus ainda está em andamento. No entanto, devido às características únicas dos vídeos em 360 graus, os cineastas ainda estão estabelecendo sua própria identidade e métodos para contar narrativas complexas. Nesses casos, eles enfrentam o desafio de direcionar a atenção dos usuários para as principais cenas e garantir que a mensagem pretendida não seja perdida, sem a capacidade de contar com as técnicas de edição tradicionais devido à falta de controle da câmera. Para enfrentar esse problema, este trabalho apresenta o 360EAVP, uma aplicação web de código aberto para transmissão e visualização de vídeos em 360 graus editados em “Headmounted Displays” (HMDs). O 360EAVP permite direcionar a atenção dos usuários para as principais cenas-chave, estando ciente dessas cenas antes do início do vídeo. As principais características introduzidas pelo 360EAVP são: 1) operação em HMDs com base no viewport do usuário em tempo real; 2) edição dinâmica por meio das técnicas de snap-change ou faderotation; 3) avaliação da visibilidade do viewport do usuário em relação à projeção cúbica do player; 4) incorporação das informações das edições na operação do algoritmo ABR; 5) módulo de previsão do viewport do usuário com base em algoritmos de regressão de ridge ou linear; e 6) coleta de dados durante a reprodução do vídeo. O 360EAVP pode ser usado em pesquisas sobre diversos temas, como otimização da transmissão de vídeo em 360 graus editado com base em segmentos, experimentos psicofísicos, geração de bases de dados, desenvolvimento de algoritmos ABR, etc. Para avaliar o potencial da plataforma, experimentos subjetivos foram realizados como prova de conceito para exemplificar como as técnicas de edição impactam a experiência do usuário. Os resultados mostram que, em sua maioria, as técnicas de edição não reduziram a qualidade de experiência e conforto do usuário. De fato, em alguns cenários, foi observado uma melhora em ambos aspectos. |
Abstract: | Compared to traditional videos (2D), which have been studied for over a century, 360-degree videos (omnidirectional videos) represent a relatively new type of media. The exploration of creating more complex videos with storytelling in the 360-degree format is still ongoing. However, due to the fact that 360-degree videos have their own unique characteristics, filmmakers are still establishing their own identity and methods for telling complex narratives. In such cases, they face the challenge of guiding users’ attention towards key scenes and ensuring that the intended message is not missed, without the ability to rely on traditional editing techniques due to their lack of control over the camera. To address this problem, this work introduces 360EAVP, an open-source Web application for streaming and visualization of 360-degree edited videos on head-mounted displays (HMD). The platform enables guiding users’ attention to the main key scenes, being aware of these scenes before the video starts. This work presents the main features introduced by 360EAVP, which are: 1) operation on HMDs based on real-time user’s viewport; 2) dynamic editing via “snap-change” or “fade-rotation”; 3) visibility evaluation of user’s Field of View with respect to the player’s cubic projection; 4) incorporation of editing timing information into the operation of the ABR algorithm; 5) viewport prediction module based on either linear regression or ridge regression algorithms; and 6) data collection and log module during video playback. The introduced application can be freely used to support research on many topics such as optimization of tile-based 360-degree edited video streaming, psycho-physical experiments, dataset generation, and ABR algorithm development, to name a few. To evaluate the platform capabilities, some proof of concept experiments were made to show how editing techniques can impact the user’s experience. Our findings reveal that the implementation of editing techniques did not reduce the overall QoE and comfort. In fact, in certain scenarios, we observed an improvement in both aspects. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Elétrica (FT ENE) |
Description: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2023. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica |
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Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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