Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48421
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_FotografiaDocumentalArtistica.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Da fotografia documental à artística
Outros títulos: From documental to artistic photography
De la fotografía documental a la artística
Autor(es): Oliveira, Rodolfo Augusto Melo Ward de
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8283-2940
Afiliação do autor: Universidade de Brasília
Assunto: Modernidade
Pós-modernidade
Fotografia
Ficção
Data de publicação: 30-Abr-2021
Editora: USP
Referência: WARD, Rodolfo. Da fotografia documental à artística. ARS, v. 19, n. 41, 2021. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.169675. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/169675. Acesso em: 26 jun. 2024.
Resumo: Este artigo tem a intenção de contribuir com os estudos sobre a visualidade na contemporaneidade ao focar a fotografia contemporânea e sua relação com a sociedade, principalmente na criação e manutenção de regimes de verdade e de poder da atualidade que transmutam o conceito de verdade na contemporaneidade. São abordadas as fricções entre a fotografia documental e a fotografia artística e como essas questões se imbricam com a noções de real e ficcional, de documental e artístico, para compreender as fronteiras e as transgressões da fotografia contemporânea. Como exemplo, são estudados os casos de Steve McCurry, de Andreas Gursky e da incorporação de imagens do coletivo Mídia Ninja pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM SP).
Abstract: This article seeks to contribute to contemporary studies on visuality by specific focusing on contemporary photography and its relationship with society, especially in the creation and maintenance of regimes of truth and power, which are transmuting the concept of truth in present time. It addresses the frictions between documentary and artistic photography and how these issues intertwine with the notion of real and fictional, documentary and artistic to understand the boundaries and transgressions of contemporary photography. The cases of Steve McCurry, Andreas Gursky, and the incorporation of images from the Media Ninja collective by the Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM SP) are addressed as examples.
Resumen: Este artículo pretende contribuir a los estudios sobre la visualidad contemporánea con un enfoque específico en la fotografía contemporánea y su relación con la sociedad, especialmente en la creación y mantenimiento de regímenes de verdad y poder, que están transmutando el concepto de verdad en la época actual. Se abordan las fricciones entre la fotografía documental y la fotografía artística y cómo estos temas se entrelazan con la noción de lo real y lo ficcional, lo documental y lo artístico para entender los límites y transgresiones de la fotografía contemporánea. Para ello, se estudia el caso de Steve McCurry, Andreas Gursky y la incorporación de imágenes del colectivo Mídia Ninja por parte del Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM SP).
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Artes Visuais (IdA VIS)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Licença: (CC BY NC) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Fonte: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/169675. Acesso em: 24 jun. 2024.
DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.169675
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.